A força da luta popular contra a opressão surge no clipe “Carlos e Tereza”, da banda carioca El Efecto. A faixa, que une tons de rock com pagode baiano e axé para criar um paralelo entre as lutas de Tereza de Benguela e Carlos Marighella, está presente no último álbum de estúdio da banda, “Memórias do Fogo”.

Veja “Carlos e Tereza”: https://youtu.be/WWCOriNScws

O disco “Memórias do Fogo” é um convite a conhecer e contar histórias. Inspirado na trilogia de nome semelhante de Eduardo Galeano, que fala sobre a trajetória da América Latina, o trabalho evoca a importância de cultivarmos a chama interior, seja para jamais esquecer que o mundo está pegando fogo, ou até mesmo, para juntos, incendiá-lo em algum sentido.

Ouça “Memórias do Fogo”: http://bit.ly/ElEfectoMemoriasdoFogo

Em “Carlos e Tereza”, El Efecto celebra a memória de dois personagens históricos que, em tempos e contextos diferentes, batalharam e deram a vida na luta contra os absurdos vigentes. Na parte musical, o grupo voltar a trilhar os caminhos do axé, da swingueira e do pagodão baianos, tentando se atualizar diante das linguagens mais contemporâneas desses gêneros.

A banda é formada por Tomás Rosati (Voz, cavaquinho e percussão), Cristine Ariel (guitarra, cavaquinho e voz), Tomás Tróia (guitarra e voz), Gustavo Loureiro (bateria), Bruno Danton (voz, violão e viola), Aline Gonçalves (flauta e clarinete e voz) e Eduardo Baker (baixo). A temática com base política é recorrente nas canções do El Efecto, que ficou conhecido no país graças à canção “O Encontro de Lampião com Eike Batista”, em que mistura o rock com a literatura de cordel. Em junho de 2013, El Efecto foi indicado como Melhor Grupo de Rock no Prêmio da Música Brasileira. “Pedras e Sonhos”, álbum da faixa viral, foi considerado um dos três melhores discos do gênero. Desde então, a banda vem expandindo seu público em apresentações por todo o país e algumas incursões internacionais no Equador, Argentina, Portugal e Espanha. 

Essa atualização sonora se reflete na busca por um reflexo contemporâneo das lutas das figuras históricas que inspiraram a canção. No clipe dirigido por Duda (Somtopia), a ideia foi trazer suas referências e pensar a importância de evocá-las no contexto dos nossos dias, dando destaque para a luta de classes, a militância antirracista e a memória da ditadura militar. E tudo isso sob o olhar de crianças.

“No ano passado, tínhamos assistido, com grande alegria, a uma apresentação de dança organizada por uma companheira professora da rede pública, a Alessandra Biá, que criou, junto com seus alunos, uma coreografia baseada na canção ‘Trovoada’. Com esse número, eles participaram da mostra de dança da rede municipal de ensino do Rio. Quando o Duda nos apresentou a ideia do roteiro, pensamos logo em convidar alguns dos meninos e meninas que tinham dançado e assim chegamos até o Breno, a Fernanda, a Júlia e o Gustavo, nossos protagonistas”, conta Tomás Rosati.

Com o olhar esperançoso das crianças em diálogo com um tema sério, o clipe foi uma criação coletiva para reforçar a mensagem que é a união que vence o medo. “Memórias do Fogo” está disponível em todas as plataformas de música digital pelo selo Sagitta Records.

Foto: Divulgação

Ficha Técnica:

Direção: Duda (Somtopia)

Elenco: Breno Soares da Silva, Julia Nogueira da Silva, Fernanda de Souza Paiva, Gustavo H. Dos Santos Silva, Elizabeth Campos, Helen Nzinga, Ingra da Rosa, Marcus Costa, Eduardo Baker, Aline Gonçalves, Ana Letícia Luz de Sá, Ana Paula Cruz, Ana Souza, Bruno Danton, Camila Coutinho, Carolina Chaves, Carolina Thibau, Caroline Ariel, Clarisse Magalhães, Cristine Ariel, Daniela Araújo, Danielle Policarpo, Davi Sterminium, Diana Moraes, Diana Nascimento, Diego Ignácio, Ellen Grace, Emily Vitória, Estevão Travasso, Francisco Alves de Lima, Gislaine Araújo, Heloisa Souza, Iany Kathleen, Isamara Felicíssimo, Ivone de Paula Domingos, Julianne Lima, Kassandra Verônica, Lariane Pereira de Castro, Leandro Lessa, Leinimar Pires, Luisa Rosati, Luiza Lessa, Marcia D`antonio, Maria Fernanda Vieira, Marília Rodrigues, Marli Felicíssimo, Naomi Vargens Barría, Nathalia Siqueira, Patrícia Vieira, Pedro Bernardo, Rachel Barros, Rafa Éis, Raminson dos Santos, Robson Batista, Robson Oliveira França, Rodrigo Solidade, Samuel Calebe, Stefano Moloni, Teodoro Oliveira, Terizelma de Paula Domingos, Tomás Rosati, Thiago Kobe

Roteiro: Duda (Somtopia), El Efecto

Assistente de direção: Gabriela Faccioli

Direção de fotografia: Bruno Monteiro

Operador de câmera: Jesus Mendes

Assistente de câmera: Tainá Bicalho

Produção: Afra Arcoverde

Assistentes de produção: El Efecto, Carolina Thibau, Diana Moraes, Iuri Gouvêa, Luisa Rosati, Margarita Torres

Direção de arte: Franciele Campos, Sergiele Oliveira

Placa de rua: Reginaldo Batista

Varal de desenhos: Rafa Éis

Direção de elenco infantil: Alessandra Biá

Direção de elenco: Cynthia Rachel

Edição: Iuri Gouvêa, Tomás Rosati

Color grading: Pedro Saboya

Edição de som: Gustavo Loureiro

Gaffer: Jonatas Calazans

Eletricista: Vanderson Aleixo

Luz: Rob Lis Produções e Locações

Lentes: Gabbo Marvassi

Veículos de cena: Bruna Batista (Fred, o Fusca), Jesa Lopes

Segurança: Chacal 17

Operador de trânsito: William Maia

Transporte: Seu Esmeraldo

Making of: 

Intervenção Artística: Caio Pereira, Guilherme Oliveira, João Pedro Barbosa

Produção executiva: Iuri Gouvêa

Agradecimentos: Paulo Branquinho, Espaço Capoeira Angolinha, Ana Carolina Vieira, Claudio Barría Mancilla, Cláudio Sacchetti, Danielle Policarpo, Danubia Maria de Souza, Edinete da Silva, Fabiano Andrade, Ingrid Oliveira da Silva, Luiz Rosati, Maria de B. Bernardo, Paula Werneck Vargens, Vanessa Cristina Sidiney, Veronica Maria da Silva, Victor Ponce, Música na Calçada, Banda Filhas de Maria, Canto Cego, Chora – Mulheres na roda, Som de Preta, Espaço Casa Viva, OP Rio, Cerveja da Mulher Guerreira – Artesanal e Feminista, Bar do Adauto, Moradores e Trabalhadores da Rua Morais e Vale, 

CARLOS E TEREZA, DO DISCO MEMÓRIAS DO FOGO, LANÇADA EM 02/03/2018

Gravação: Tomás Alem (Estúdios Toca do Bandido e MK Estúdio) e Patrick Laplan (Estúdio Fazendinha) 

Mixagem: Tomás Alem (Estúdio Aura)

Masterização: Robert Carranza (CA, EUA)

Produção musical: Patrick Laplan, Tomás Alem e El Efecto

Produção executiva: Iuri Gouvêa

Composição, arranjo, pesquisa e roubos: El Efecto 

Participações: Matheus Corrêa (trompete), Sidney Herszage (sax tenor), André Ramos (sax barítono) e Victor Ponce (percussão)

Direção de arte: Rafa Éis e El Efecto

Projeto gráfico e desenhos: Rafa Éis