Mais comum entre os homens, doença é causada pelo acúmulo de ácido úrico na articulação e no tecido periarticular


“Eita, gota serena!”, “que dor da gota”, e por aí vai… Com certeza você já deve ter falado e/ou ouvido expressões como essa no dia a dia, principalmente aqui no Nordeste. No entanto, você sabe o que, de fato, é a gota?

Gota é uma doença inflamatória articular, sendo a que mais predomina no mundo. Ela é mais comum entre o sexo masculino, graças ao mecanismo de defesa estrógeno, presente nas mulheres. A doença é causada pelo acúmulo de ácido úrico na articulação e no tecido periarticular, com a primeira crise acontecendo, geralmente, entre os 30 e 50 anos nos homens, e após a menopausa nas mulheres.  

“Essa crise é muito dolorosa, porém autolimitada, ou seja, vai embora independentemente de tratamento, e responde muito bem ao uso de anti-inflamatórios, ficando o paciente totalmente assintomático entre uma crise e outra. Isso é bom, mas também pode ser ruim, porque o paciente pode achar que está bem e não fazer o tratamento para prevenir novas crises”, explica o médico Jonas Braynner, especialista em reumatologia.

Caso o paciente não faça o tratamento adequado, as próximas crises podem atingir mais articulações e serem mais duradouras, se tornando mais graves. A inflamação recorrente pode gerar deformidade da articulação e tumorações, os famosos “tofos”.

Em Pernambuco, o tratamento pode ser encontrado na FisioSerra, credenciada como uma das melhores clínicas de fisioterapia do Brasil. O telefone para contato é o (87) 3831-4343.