Iniciativa do Instituto Votorantim reconhece práticas inovadoras nas redes de educação em diversas cidades de todo o Brasil

Pelo segundo ano consecutivo, Itapissuma foi um dos municípios vencedores do “Prêmio PVE 2022”. A premiação, criada em 2017, reconhece as melhores práticas de gestão educacional em municípios que contam com o Programa de Valorização da Educação (PVE), promovido pelo Instituto Votorantim. Em Itapissuma, o programa é realizado desde 2021, por meio de uma parceria com a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA).

Em seu segundo ano de participação no “Prêmio PVE”, a cidade pernambucana foi a vencedora na categoria “Práticas de Gestão Educacional”, com o projeto “Fortalecimento Escolar”. O objetivo da iniciativa era recompor e recuperar as aprendizagens dos estudantes de Itapissuma em diversas esferas do conhecimento, contemplando, por exemplo, a alfabetização, o letramento, o reforço escolar, participação em olimpíadas, avaliações externas e a aprovação dos estudantes em instituições de ensino.

“Sustentabilidade é o ponto de partida que orienta nossa estratégia e ações e esse reconhecimento mostra, mais uma vez, como o PVE é fundamental para contribuirmos com a evolução da educação no município onde estamos inseridos. O envolvimento da CBA, da Prefeitura de Itapissuma e da comunidade foram chave para conseguirmos avançar no aprimoramento da gestão pública da educação, gerando benefícios para os alunos e, consequentemente, para o desenvolvimento da cidade”, destaca Fábio Borchardt, gerente geral de operações da Unidade Itapissuma da CBA.

Com o tema “Inovar hoje para transformar o amanhã”, o Prêmio PVE 2022 reuniu, em São Paulo, secretários de educação e membros de equipes técnicas das redes de ensino de 38 municípios participantes do PVE, além de representantes das empresas do portfólio Votorantim.

“É uma alegria muito grande ver o resultado dessa parceria com a CBA e do envolvimento de toda a nossa equipe, que busca oferecer uma educação pública com cada vez mais qualidade. O nosso projeto conseguiu diminuir muito as disparidades no aprendizado. Para garantir a equidade na educação ofertada no ensino público de Itapissuma, montamos atividades no contraturno, para que pudéssemos acolher esses alunos com rendimento abaixo da média”, explica o secretário de Educação da Prefeitura de Itapissuma, Jesanias Rodrigues de Lima, que esteve presente no evento.

Em 2022, o programa PVE beneficiou cerca de 3.700 alunos da rede municipal de ensino no município. Além de Itapissuma, foram premiadas as cidades de Caçu (GO), também da CBA, na categoria Mobilização Social; Ouricuri (PE) e Xambioá (TO), na categoria Gestão Escolar; e Paracatu (MG) também na categoria Práticas de Gestão Educacional.

Sobre o PVE

O Programa é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas investidas e parceiras da Votorantim, comprometidos com a melhoria da educação pública a partir da qualificação de práticas de gestão e de mobilização social de comunidades.

Existente desde 2008, o programa atua em três frentes: Gestão Educacional, Gestão Escolar e Mobilização Social. Para o fortalecimento da gestão, o PVE contribui diretamente para a qualificação da oferta de ensino. As ações buscam o desenvolvimento de competências profissionais de técnicos das secretarias de Educação, gestores educacionais e escolares. O programa busca reforçar a cultura de formação continuada de profissionais de educação como um todo.

Em mobilização social, o foco é o engajamento da comunidade, visando o aumento da participação local nas demandas por uma educação de qualidade. São utilizadas ferramentas que aproximam as famílias das escolas, incentivando e fortalecendo os conselhos escolares e estimulando o protagonismo infantil.

Sobre a CBA

Desde 1955, a CBA – Companhia Brasileira de Alumínio – atua de forma integrada, da mineração ao produto final, incluindo a etapa de reciclagem. Com capacidade de gerar 100% da energia consumida através de fontes renováveis, a CBA fornece soluções sustentáveis para os mercados de embalagens, transportes, automotivo, construção civil, energia e bens de consumo, além de ser líder em reciclagem de sucata industrial de alumínio.

Com a abertura de capital em 2021 (CBAV3), foi a primeira Companhia no segmento a ter ações negociadas na B3. Com receita líquida de R$ 8,8 bilhões em 2022 e R$ 1,6 bilhão de EBITDA ajustado no período, a CBA tem o compromisso de garantir a oferta de alumínio de baixo carbono em parceira com os stakeholders, desenvolvendo as comunidades em que está inserida e promovendo a conservação da biodiversidade.

Quer saber mais? Acesse www.ri.cba.com.br