Músico plural mineiro, Edssada embarca em uma nova jornada sonora em seu próximo EP, “Observatório das Micro Belezas”. Mesclando as origens norte-mineiras e baianas de seu cancioneiro, o artista conhecido pelo grupo A Outra Banda da Lua expande seu próprio universo neste novo trabalho solo. Abrindo os caminhos para o EP, o single “Chá de Moringa” celebra os encontros, com a participação da cantora Cínthia.

Ouça “Chá de Moringa”: https://smarturl.it/ChaDeMoringa

O trabalho de Edssada é permeado pelo congado de sua região e pelo maracatu, pelas manifestações de matrizes afro-indígenas, passando pelas cordas melódicas indianas, onde orgânico e tecnológico se encontram. Isso fica claro em “Chá de Moringa”, uma canção onde Edssada se reencontra consigo mesmo. A faixa de abertura do EP busca beleza no cotidiano, onde um convite a partilhar uma bebida, no calor da fogueira, ajuda a atravessar as tempestades da vida. 

A inspiração na própria vida do artista transforma um momento desafiador em poesia. “Após ser diagnosticado em 2019 com a rara síndrome de Rendu-Osler-Weber ou Telangiectasia Hemorrágica Hereditária, na qual a moringa exerce um papel medicinal, me vi impelido a um culto diário pela (sobre)vivência. Proponho uma comunhão à existência através de uma mensagem a mim mesmo, cantando um convite à possibilidade da vida, que se estende aos ouvintes”, resume Edssada.

O multi-instrumentista, cantor e compositor propõe, em “Observatório das Micro Belezas”, uma exploração das próprias vivências e evoca um canto ao mundo, com ritmos e influências diversas. As músicas, produzidas por ele próprio e pelo Nihil Estúdios em Montes Claros/MG, com mixagem de Leonardo Marques (Ilha do Corvo – Belo Horizonte/MG) e masterização de Anderson Guerra (Bunker Analog – Belo Horizonte), refletem sobre a atualidade através de temas atemporais. Além de “Chá de Moringa”, o trabalho contará com as faixas “Moraesiana Nº 1 (Cosmos)”, “Práxis no Campo”, “Samaúma” e “O Gonguê”.

Com participações de vários artistas de Minas Gerais, do Brasil e da América Latina, o projeto ainda conta com uma produção audiovisual que mergulha fundo no processo criativo do álbum, sob produção de Caril Caril

Enquanto isso, é possível conferir o single “Chá de Moringa” nas principais plataformas de música.

Crédito: Bela Parada

Ficha técnica

CHÁ DE MORINGA

(Composição: Edssada)

Produzido, arranjado e gravado por Edssada e Nihil Estúdios

Mixagem: Nihil Estúdios e Ilha do Corvo

Masterização: Bunker Analog

Assessoria de imprensa: Build Up Media

Edssada: Voz, violão, guitarra, Patangome, trovão, vozes delay

Cínthia: Voz principal

André Oliva: Violão, baixo, guitarras, beat, prato efeito

Edu Lemos: Acordeon, piano elétrico

Maitê Mesquita: Triângulo

Arley Nogueira: Congas, bongô, tambor de Guinea, alfaias, bloco sonoro, xequerê, Patangome, caixas, gonguê, guizo, molhos

Visualizer:

Co-diretora, direção de fotografia e editora: Caril Caril

Co-diretor: Edssada

Concepção criativa artística: Edssada, Caril Caril, Bela Parada e Maria Luiza Ferreira

Maquiagem e fotografia: Bela Parada

Stylist: Tainá Castro

Cenário: Caril Caril e Bela Parada

Logística: Maria Luiza Ferreira

Assistentes de produção: Vitor Oliva, Gabriel Filpi e Mateus Bragança.

Obras de arte do cenário gentilmente cedidas por: Walmir Alexandre