Mais de 20 anos depois de sua estreia, atores e diretor conversam sobre o icônico filme baseado na obra de Ariano Suassuna
Em encontro histórico, o elenco do clássico “O Auto da Compadecida” se reúne na próxima edição do Cinejornal, do Canal Brasil. Conduzida por Simone Zucolotto, a entrevista com o diretor Guel Arraes e os atores Matheus Nachtergaele, Fernanda Montenegro, Diogo Vilela, Marco Nanini e Virgínia Cavendish vai ao ar sábado, 15/05, às 16h35. Na edição especial, o programa tem duração maior, de 30 minutos e, na sequência, “O Auto da Compadecida” vai ao ar no canal, às 17h05.
Ao abrir a entrevista, Guel Arraes conta como todos – elenco e direção – ficaram marcados pelo trabalho realizado no filme. Ele lembra de uma brincadeira que Matheus Nachtergaele fez, em entrevista a Selton Mello no programa “Tarja Preta”, do Canal Brasil: “Acho que se um dia eu passar fome e ficar um miserável na calçada, alguém vai passar e falar assim ‘Gente, aquele homem fez O Auto da Compadecida!’” Em 2000, no seu ano de estreia, o filme inspirado na farsa de Ariano Suassuna foi o mais assistido nos cinemas brasileiros e até hoje, sempre que vai ao ar no Canal Brasil, é um sucesso de audiência.
Nachtergaele diz ainda não se incomodar por ser marcado pelo personagem e que fica feliz de ser lembrado pelo público por este trabalho. “Eu vejo o João Grilo refletido nos olhos das pessoas todo dia, desde que a gente estreou.” Para o ator, “O Auto da Compadecida” representa a largada de um período de retomada do cinema brasileiro, que “faz parte da nossa memória cultural afetiva”.
Fernanda Montenegro destaca o brilhantismo de Guel Arraes na condução da direção. “Guel, você permitiu que tanto Maria quanto Jesus, dentro da farsa, tivessem algo humanizado, carnificado.” A personagem da “Nossa Senhora” interpretada pela atriz se tornou um de seus trabalhos mais reconhecidos e emblemáticos. Simone Zucolotto complementa que o próprio Ariano disse que a imagem de Fernanda Montenegro no filme ficaria marcada em sua memória ao lado de Socorro Raposo, a primeira atriz a interpretar a “Compadecida”.
Cinejornal – Edição Especial “O Auto da Compadecida”
Horário: sábado, 15/05, às 16h35
Apresentação: Simone Zucolotto
O Auto da Compadecida (2000) (104’)
Horário: Quinta, 24/12, às 22h20
Classificação: Livre
Direção: Guel Arraes
Elenco: Matheus Nachtergaele, Selton Mello, Fernanda Montenegro, Diogo Vilela, Marco Nanini e Virgínia Cavendish