Projeto que reúne 11 composições que misturam frevos escritos originalmente para trombone e piano e a adaptação de obras já existentes

Na estrada musical desde 2014, o DuoFrevando, composto pela mineira Maria Aida Barroso e pelo pernambucano Nilsinho Amarante, sempre teve a proposta de ampliar os horizontes artísticos do frevo. Desde a sua formação, a dupla pesquisa novas possibilidades de adaptação do frevo a outras formações instrumentais. Como resultado desse processo, apresentam o “DuoFrevando – Frevos para trombone e piano”, que traz um repertório dedicado a frevos para trombone solo e piano, e será lançado na sexta-feira, 13 de dezembro, das 17h às 19h, no Paço do Frevo, no bairro do Recife Antigo, no Recife (PE).

Inovadora, a ação contribui para a divulgação do frevo e para a prática e desenvolvimento técnico e performático dos instrumentistas. Com 11 frevos instrumentais, o CD tem como ponto de inspiração a peça Marquinho no Frevo, do Maestro Duda, que encerra o álbum. As outras composições são uma mistura de frevos escritos originalmente para trombone e piano e a adaptação de obras já existentes, dialogando com os autores e abrindo espaço para novas composições.

Dos 11 frevos, Nilsinho Amarante compôs quatro: “Simplesmente Condado”, composta em parceria com Nilson Lopes e com arranjo de Maria Aida Barroso; “Doda do Frevo”; “Fernando de Seu David”; e “Impressões de um frevo”, também composta em parceria com Nilson Lopes. Nilsinho também fez o arranjo da música “Frevo do Acaso”, composta por Pedro Huff.

No evento de lançamento serão doados 50 CDs, para alunos de escolas de música ou conservatório e para músicos que comprovem essa condição.

Sobre os músicos

Maria Aida é natural de Cataguases – MG, mestra em Música – Cravo e graduada em Regência pela Escola de Música da UFRJ. Desde 2010 atua como professora de Percepção Musical no Departamento de Música da UFPE. Com intensa atividade extensionista, coordena o LEMEI – Laboratório de Educação Musical Especial e Inclusiva (UFPE), tendo coordenado ainda a Orquestra Experimental de Frevo da UFPE. Atualmente dedica-se à pesquisa sobre a presença do cravo no Movimento Armorial.

Nilsinho Amarante é natural de Nazaré da Mata – PE e licenciado em Música pelo Departamento de Música da UFPE, tendo ainda estudado trombone no Conservatório Pernambucano de Música e no Conservatório Superior de Paris. Atua como 1º Trombonista da Banda Sinfônica do Recife. Como trombonista da Spokfrevo Orquestra, durante o TIM FESTIVAL (RJ e SP), foi considerado pela crítica local como uma das revelações da música instrumental do ano de 2005. É líder do grupo A Trombonada (Quinteto de Trombones), que vem desenvolvendo um trabalho voltado para a cultura pernambucana e foi Diretor Musical e Artístico da Orquestra Experimental de Frevo da UFPE. Recentemente, também participou do Festival de Brasileiros Trombonistas, do Projeto Bone Brasil, em São Paulo, e do Projeto Trombonanza, em Santa Fé, na Argentina.

SERVIÇO:
Lançamento do CD “DuoFrevando – Frevos para trombone e piano”
Quando: sexta-feira, 13/12/2019
Onde: Paço do Frevo (R. da Guia, s/n, Recife Antigo, Recife-PE)
Horário: Das 17h às 19h
Entrada gratuita.