A empreendedora e ativista socioambiental Domitila Barros participou, nesta sexta (30), como mediadora, do lançamento do Programa Jovens Negociadores Pelo Clima e o Edital de convocação para o Fórum de Governança Climática, iniciativas que tem como objetivo capacitar jovens cariocas, priorizando pessoas das periferias, indígenas e negras para se tornarem negociadores eficazes do clima e representarem as perspectivas locais e urgências da juventude brasileira na Agenda do Clima do Brasil e da ONU. O evento aconteceu no auditório do Museu de Arte do Rio, na região portuária.

Foto: Wesley Sabino

O engajamento social de Domitila começou ainda quando tinha 13 anos. Incentivada pelos pais, a recifense ajudava na associação da família, o Centro de Atendimento a Meninos e Meninas (CAMM), que alfabetiza crianças carentes da comunidade onde vivia, na Linha do Tiro. Com sede de fazer a diferença, ela foi descoberta pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e pela Disney em 2000 ao ser uma das jovens selecionadas para o prêmio ‘Sonhadores do Milênio’. O programa reconhecia adolescentes que atuavam em ações comunitárias e trabalhos voluntários.

A ativista é reconhecida internacionalmente por sua trajetória de impacto positivo nas questões socioambientais. É uma personalidade destacada pelo  Ministério das Relações Exteriores da Alemanha por seu ativismo ambiental, considerada pela revista americana Formidable Woman Magazine como uma das mulheres mais influentes do mundo na categoria Artivist por sua influência na causa da sustentabilidade e este ano recebeu o prêmio de influenciadora sustentável – 2023, pela WIBA AWARDS.