Campanha estampa imagem da modelo com foco na diversidade e representatividade social. Ações acontecem na Europa, Ásia, África, Estados Unidos, Emirados Árabes e na América Latina, incluindo o Brasil. Em 2020, revista americana Formidable Woman Magazine elegeu a pernambucana como uma das mulheres mais influentes do mundo com trabalho de inclusão social através da moda. 

​Ainda adolescente, moradora da comunidade da Linha do Tiro, na periferia do Recife, Domitila Barrosconviveu com outras meninas e meninos, a maioria sem as mesmas oportunidades que ela teve. Ainda naquela época, ela já pensava em proporcionar lazer e aprendizado para a garotada do local. Domitila cresceu em meio ao trabalho da mãe, Dona Roberta, à frente da ONG CAMM (Centro de Atendimento à Meninas e Meninos), que oferece atividades de lazer e educação para os jovens da Linha do Tiro. Foi neste espaço que a modelo e assistente social começou a desenvolver trabalhos de impacto local. Domitila era responsável pelas aulas de leitura, dança e arte para os jovens. Pelo trabalho, ela foi escolhida pela ONU e pelo Instituto MC Donalds para representar o Brasil numa premiação sobre Artevismo nos Estados Unidos em 2000. O programa recebeu o nome de Sonhadores do Milênio. 

​Duas décadas depois, a pernambucana Domitila Barros não imaginaria que hoje estaria formada em Serviço Social e seria Mestre em Políticas Sociais pela Universidade de Berlim, na Alemanha. E o mais surpreendente: que uniria o trabalho social à moda. A ideia do Artevismo (termo que significa Arte + Ativismo) deu certo e essa é a bandeira que Domitila carrega nas campanhas com marcas internacionais e nas passarelas. Não à toa, a modelo foi escolhida para ser a embaixadora mundial da marca Symrise Cosmetics Ingredients, empresa com sede na Alemanha e distribuição em vários países, como o Brasil. A Symrise não produz cremes de pele ou cabelo, esmaltes ou maquiagem. A matriz desenvolve produtos que são utilizados por empresas de beleza, inclusive marcas brasileiras. No entanto, a companhia faz essas substâncias com foco na responsabilidade ambiental e sustentabilidade. Para isso, por exemplo, pequenos produtores rurais da Alemanha extraem a matéria prima para a produção do material. Os produtos são naturais. 

​A Symrise buscou uma embaixadora com características de diversidade, respeito ao meio ambiente e impacto social para a nova campanha da empresa. “A beleza hoje é mais diversa do que nunca”, explica Daniel Ibarra, vice-presidente de marketing global da Symrise. Para ele, beleza significa sentir-se confortável com a própria pele e maneira de ser. Domitila Barros carrega pele e identidade assumidamente negras, além dos cabelos cacheados e sardas no rosto. Ela estrela a campanha com posts para 80 mil seguidores no Instagram e com a imagem estampada em todas as ações de marketing na Europa e, em breve, nos Estados Unidos, Emirados Árabes, América Latina, Ásia e África. A campanha estreou na internet em julho, mas deveria ter sido lançada na Feira de Moda de Barcelona, cancelada por causa do Coronavírus. 

Domitila também foi escolhida pela Symrise por atitudes ambientais. Ela não dirige e evita utilizar carro no dia a dia como uma medida para evitar a propagação de CO2 no planeta. A modelo também não compra roupas novas e reaproveita peças de brechós. No Brasil, a campanha também vai desembarcar com impacto social para a comunidade da Linha do Tiro. A ONG CAMM vai receber um projeto de horta comunitária, na qual os alunos também vão estudar sobre educação ambiental. A iniciativa também levará água filtrada à entidade numa parceria financiada com o apoio da Symrise. “Eu defendo essa bandeira de parceria com retorno de impacto social. O artevismo é importante. Em vez de roupas, sapatos ou joias, nossos contratantes precisam assumir o compromisso de fazer algo para beneficiar algum espaço, cidade, etc”, diz a modelo. 

Em 2019, Domitila desfilou na passarela da Semana de Moda de Berlim com peças da sua própria marca, a SheFrom de Jungle, que carrega utensílios e roupas manuais no catálogo. Também empresária, Domitila capacitou mães solteiras da Linha do Tiro para criar biquínis e roupas de crochê, além de biojoias feitas a partir do capim-dourado. 

Atualmente, Domitila realiza trabalhos para marcas internacionais como Nike, Reebok e Burguer King. 

Projeção mundial 

​Este ano a revista americana Formidable WomanMagazine elegeu a modelo pernambucana como uma das mulheres mais influentes do mundo dentro de trabalho de impacto social no planeta. Domitila foi escolhida na categoria ArtivistAlém dela, estão na lista a Sua Majestade a Rainha Zynab da Nigéria; a Baronesa Lady Michele Mone – Oradora número 1 do Reino Unido; Larisa B Miller, top 100 em economia, CEO da Phoenix Global; Kim Smiley,  criadora do Centro de Empatia da Havard e Kanita Benson, Fundadora e Presidente da SheSaves a Nation, uma organização sem fins lucrativos global que transforma a vida de refugiados, meninas deslocadas internamente e marginalizadas.