O arcebispo metropolitano Dom Fernando Saburido realiza, na próxima terça-feira (06/09), uma Missa Solene em comemoração aos 164 anos da Santa Casa de Misericórdia do Recife, entidade filantrópica ligada à Arquidiocese de Olinda e Recife. A solenidade, que será aberta ao público, tem início às 16h, na capela do Hospital Santo Amaro (HSA). O evento contará com a apresentação do Coral da Santa Casa, sob regência do maestro Eduardo Oliveira.

A Santa Casa Recife convencionou o seu aniversário no dia 15 de agosto, quando foi instituído o Dia Nacional das Santas Casas. Nesta data, a Igreja Católica também celebra a Assunção de Nossa Senhora. “É, portanto, um dia abençoado, festivo, em que lembramos a importância dessa obra social séria, que impacta milhares de vidas diariamente com seus diversos serviços prestados à população mais necessitada”, destaca Dom Fernando. Entre os públicos atendidos, estão crianças, idosas, pessoas com deficiência visual, além de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

PARCERIA MUSICAL – No dia 15 de agosto, a entidade divulgou em suas redes sociais oficiais o clipe da música “Cuidado e amor aos pernambucanos”, composta pelo rapper Zé Brown. O trabalho é fruto de uma produção solidária do artista e de vários parceiros da Santa Casa, como a Universidade Católica de Pernambuco e a Maúna Comunicação e Imagem, que assina a direção geral.

“Estamos felizes em lançar essa música que exalta a solidariedade, a compaixão com o próximo. Eu e a Santa Casa temos em comum o amor pelo povo e a vontade de transformar essa realidade difícil em que vivemos”, conta o artista, fundador da banda Faces do Subúrbio e uma das mais importantes vozes da comunidade recifense do Alto José do Pinho.

De acordo com o superintendente geral, o médico Genildo Machado Lira, a programação do aniversário este ano mostra que a Santa Casa Recife, apesar dos seus 164 anos, vem buscando se renovar em diversos aspectos. “Essa música é atual, conectada com o nosso público, e representa esse sentimento de orgulho, fé, doação por essa causa humanitária”, afirma. 

HISTÓRIA – A Irmandade Santa Casa de Misericórdia do Recife foi fundada em 1858 e construiu a sua história acolhendo e cuidando de idosos enfermos, crianças órfãs e pessoas desabrigadas. Em agosto de 1860, ganha mais uma missão: dar continuidade ao legado da extinta Santa Casa de Misericórdia de Olinda, a mais antiga do País, construída no período colonial, em 1539. Ao longo das décadas, a Santa Casa Recife teve sob sua administração diversas instituições de Saúde e de Assistência Social, tornando-se uma referência nessas duas áreas. Hoje, é uma organização civil, sem fins lucrativos, subordinada à Arquidiocese local, e mantenedora de oito unidades nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social. Para conhecer mais sobre a história da entidade, acesse www.santacasarecife.org.br.