Todas as doações realizadas são dobradas pela Tembici e revertidas em planos mensais gratuitos para beneficiários da Voz das Comunidades, no RJ, e CUFA PE
Em novembro do ano passado, a Tembici, líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, criou o “Doe 1 Viagem”, uma corrente do bem que convida os usuários dos sistemas de bikes compartilhadas da empresa a doarem uma viagem para pessoas em situação de vulnerabilidade social, com o objetivo de fomentar e democratizar o uso das bicicletas como meio de transporte. O projeto teve início em parceria com a CUFA PE (Central Única das Favelas de Pernambuco) e o retorno tem sido tão positivo que a empresa também fechou parceria com a Voz das Comunidades, no Rio de Janeiro, com o objetivo de atender ainda mais pessoas e contribuir com os seus deslocamentos.
No comparativo entre dezembro de 2020 e março deste ano, a empresa identificou um crescimento de mais de 400% nas doações, superando a marca de mais de 5 mil viagens doadas. Os planos gratuitos para os beneficiados estão sendo disponibilizados desde novembro do ano passado e a maior parte das viagens doadas foram realizadas em dias de semana, comprovando o uso do modal como meio de transporte, em um cenário onde a cada 100 brasileiros ocupados, apenas 14 fazem home office (Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea).
“A utilização da bicicleta cresceu expressivamente nos últimos anos e passou a fazer parte da rotina de muitas pessoas. Mais de 54% dos nossos usuários utilizam a bike no trajeto de ida e volta para o trabalho e até mesmo como meio de geração de renda, no caso dos cicloentregadores. Além disso, em uma pesquisa que realizamos no primeiro semestre do ano passado, mais de 87% dos respondentes afirmaram optar pela bike como prevenção à Covid-19. Facilitar o acesso à bicicleta para cada vez mais pessoas é uma forma efetiva de contribuirmos com a mobilidade urbana que realmente acreditamos”, declara Carolina Rivas, diretora de relacionamento da Tembici.
Conteúdo educativo
Como parte do projeto e da missão de formar novos ciclistas, junto ao cartão de utilização gratuita das bicicletas, todos os beneficiários também recebem um material educativo com orientações e dicas de segurança ao pedalar, realizado em parceria com a Ameciclo, Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife, e a La Ursa Tours, primeiro bike tour regular do Recife e o primeiro do Brasil a operar com bicicletas compartilhadas em seus roteiros.
“Na região Metropolitana do Recife, mais de 852 mil pessoas vivem em favelas e dependem do transporte público para locomoção. Acreditamos que o projeto ‘Doe 1 Viagem’, além de oferecer oportunidade às pessoas com um transporte gratuito, também melhora a qualidade de vida e contribui para o distanciamento social durante a pandemia”, comenta Altamiza Melo, Coordenadora da CUFA Pernambuco.
Para Joel Figueiredo, um dos primeiros beneficiários do Doe 1 Viagem, o projeto tem papel fundamental, com um destaque ainda maior durante a pandemia. “Ter acesso a essa opção de transporte de forma gratuita é muito importante para a questão econômica, social e ambiental e vai transformar a vida de muitas pessoas que precisam se deslocar do trabalho até a residência, por exemplo, e não tem condições financeiras. Na favela a maior parte das pessoas precisa continuar saindo de casa, o home office não é uma realidade por aqui. Eu utilizo a bike diariamente e me sinto mais seguro conseguindo manter o distanciamento necessário diante do cenário que estamos vivendo”, conta.
Como contribuir
As doações podem ser realizadas de duas formas:
- Acessando a página do projeto por este link.
- Por meio de uma mensagem que os usuários recebem pelo aplicativo do Bike Itaú ao encerrarem uma corrida.
O valor da viagem doada é de R$3,40, equivalente ao valor atual de uma viagem avulsa.
Higienização e cuidados
Alinhado às orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda a bicicleta como principal modal de transporte neste período de pandemia, a Tembici reforçou a higienização de todas as bikes e estações. Além da limpeza diária com álcool 70%, ainda no centro de operações da empresa, todas as bikes são lavadas com cloro diluído em água. Mesmo com a limpeza recorrente, a Tembici reforça que os usuários também apliquem álcool em gel 70% nas mãos antes e depois de utilizar as bicicletas, além de fazer uso de máscara.
Sobre a Tembici
A Tembici é a empresa líder de micromobilidade na América Latina, responsável por mais de 50 milhões de deslocamentos com bicicletas nas principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Recife e Porto Alegre, além de Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina.
Considerada uma das startups mais promissoras e inovadoras do país, pela lista das 100 Startups to Watch (2020), ao longo dos últimos anos a empresa acompanhou o aquecimento do setor de micromobilidade no mundo e, devido ao seu modelo de negócio e qualidade do produto, registra crescimento sólido e contribui diretamente para consolidar a bicicleta como um modal de transporte nas cidades em que atua.
Sobre CUFA
A CUFA (Central Única das Favelas) é uma organização brasileira reconhecida nacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas, principalmente negros, que promovem diversas ações de como ferramentas de integração e inclusão social.
Sobre Voz das Comunidades
Voz das Comunidades é um jornal comunitário independente do Rio de Janeiro. Foi criado em 2005, no Morro do Adeus, no Complexo do Alemão, Zona Norte do Rio. Até 2015, já tinha distribuído 10 mil exemplares e contava com um milhão de visitas na página da internet.