Tradicional loja de produtos naturais abre unidade no Plaza Shopping

A Empório Doce Vida, tradicional loja de produtos naturais pernambucana, abriu sua primeira loja em um shopping da cidade. O escolhido foi o Plaza Shopping, na Zona Norte do Recife, que, passa a contar com a Doce Vida Prime Store a partir de hoje (13/9). A unidade fica no Piso L2. O mall foi escolhido pela localização e para atender a clientela que a Doce Vida já tem na região e que clamava por uma unidade mais próxima. A matriz do empório atualmente fica no Bairro de São José.

As lojas terão perfis diferentes, mas conversarão entre si. “Queremos proporcionar uma experiência diferenciada para os clientes do Plaza e da Zona Norte com a nossa primeira loja conceito, mas sem perder a nossa essência. Será um pedacinho da loja de rua dentro do shopping, com a oferta de um mix diferenciado de produtos a granel e embalados, a mesma qualidade e preço competitivo”, explica Silvio Pascoal, sócio e administrador da Doce Vida.

Hoje a Doce Vida conta com um mix de mais de 2 mil itens de alimentos naturais a granel e embalados para os clientes varejistas e atacadistas. São comercializados, em média, 15 toneladas/mês de produtos entre chás, temperos, oleaginosas, óleos, produtos veganos, glúten free, diet, entre outros. A empresa conta com uma equipe de 27 colaboradores (loja e box), que recebem treinamentos sistemáticos relacionados ao manuseio de produtos naturais e atendimento ao cliente. Para a loja do Plaza, que tem 55m², estão previstos a geração de oito empregos diretos e o investimento de R$ 250 mil, com expectativa de vender em torno de 5 toneladas de produtos por mês.  

A loja do Plaza Shopping vai contar com alguns diferenciais, como um pequeno espaço para consumo no local dos produtos e a presença de consultores nutricionais em dias específicos para prestar orientação gratuita para os clientes. Também haverá promoções especiais e degustação de produtos novos. “Queremos promover experiências diferenciadas de sabor, para todos os paladares e necessidades, seja de produto ou de quantidade”, comenta Pascoal. A única coisa que não deve ser diferente da matriz é o atendimento. Eles pretendem continuar personalizando ao máximo e de acordo com o perfil do cliente. 

TRADIÇÃO FAMILIAR – A história de empreendedorismo está na família proprietária do Empório Doce Vida desde a década de 1940. Foi o patriarca Manoel Lourenço que veio jovem de Gravatá para a capital pernambucana tentar a vida e começou a comercializar cebola e alho no entorno do Mercado de São José. O negócio foi crescendo, outros membros da família se envolveram (filha e netos), o mix de produtos aumentou para temperos e as vendas passaram a ser feitas em um box e em outras feiras da cidade. Em 2003, já sem Lourenço, os comerciantes introduziram produtos naturais no local. O atendimento e a qualidade dos produtos, diferencial do empreendimento, começaram a atrair ainda mais a clientela.

Para ampliar o negócio, investiram em outubro de 2016 na sua primeira loja, com 40 m² na Rua Antônio Henrique, Bairro de São José.  Em junho de 2017, por conta do crescimento, mudaram-se para a Praça Dom Vital, onde fica a matriz da Doce Vida até hoje. A área de 200m² abriga, além da frente de loja (80m²), estoque, logística e administrativo-financeiro.

O Empório Doce Vida pretende continuar expandindo o negócio da família, junto com o crescente mercado de alimentação saudável. “O consumo de produtos naturais deixou de ser tendência para se tornar realidade. As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde. Os temperos, por exemplo, são o segmento que mais cresce. Com isso, mesmo com a concorrência grande e o período da retração da economia, conseguimos crescer bem”, explica Pascoal. A Doce vida vem crescendo ao ritmo médio de 18% ao ano, em 2018, cresceu 20%.  Eles pretendem abrir outras duas lojas. “Estamos estudando o mercado local para ver qual a melhor localização, mas devemos ter uma segunda na Zona Norte e outra na Zona Sul do Recife”, explica Dayana Cruz, irmã e sócia de Silvio junto com Luziana Pedrosa.