Evento aconteceu na manhã desse sábado (dia 15), para celebrar inauguração da unidade em Caruaru, que abre as portas nesta segunda

Uma manhã de muita diversão marcou a Gincana em Família, que foi realizada nesse sábado (dia 15) em Caruaru, com uma programação gratuita e inclusiva, voltada para crianças e adolescentes autistas e seus familiares. O evento aconteceu das 8h às 11h30, no local da sede da nova unidade do Instituto do Autismo (IDA), que será inaugurado oficialmente nesta segunda-feira (dia 17). “Estamos no mês do Orgulho Autista, que será celebrado no dia 18. Um dia antes, vamos marcar a conscientização sobre o autismo com a inauguração oficial da nossa unidade em Caruaru. Estamos muito felizes em dizer que, a partir de agora, o Instituto do Autismo fixou suas raízes no Agreste”, afirma o diretor geral do IDA, Kadu Lins.

Durante toda a manhã da Gincana em Família, cerca de 150 famílias participaram de diversas atividades lúdicas e recreativas, brincadeiras na piscina, brinquedos infláveis, recreação com dança, música e pintura, além de orientação e serviços para as famílias. O evento contou com a presença de profissionais de saúde da equipe multidisciplinar do IDA, além de recreadores à disposição das crianças nos brinquedos infláveis e outras brincadeiras.

“É importante demais essa interação do núcleo familiar para crianças e adolescentes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), fortalecendo ainda mais os vínculos entre eles. Além disso, promover a gincana é dar uma oportunidade de mais interação das famílias com os profissionais de saúde, para sanar todas as dúvidas sobre o espectro autista”, explica Kadu. A gincana também foi uma oportunidade para as famílias conhecerem antecipadamente toda infraestrutura do IDA Caruaru, que fica na rua Gouveia de Barros, 595, no bairro Maurício de Nassau. O instituto possui área com 1.400 metros quadrados, com piscina e espaço para diversas atividades.

Atualmente, o IDA está presente em Igarassu, em Carpina e em quatro bairros do Recife (Boa Viagem, Imbiribeira, Graças e Poço da Panela). Além dessas e da inauguração em Caruaru, uma unidade em Olinda também está em construção. Em todas elas, o IDA disponibiliza de infraestrutura completa e uma equipe transdisciplinar, com psicólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, profissionais de Educação Física, musicoterapeutas, especialistas em Terapia ABA (Análise do Comportamento Aplicada, da sigla em inglês Applied Behavior Analysis), TCC (Terapia Cognitiva-Comportamental), Integração Sensorial, Psicomotricidade Relacional e Funcional e psicopedagogia.

Além de todos os serviços oferecidos, as unidades do Instituto do Autismo também contam com diferenciais, como: terapias desenvolvidas na piscina, equoterapia (terapia assistida por cavalos), atividades esportivas ao ar livre e, também, ações externas. “É incrível acompanhar a evolução dos assistidos, com grandes resultados em termos de independência e sociabilização. Também temos uma atenção e cuidado com as famílias, desenvolvendo atividades específicas para elas. O Instituto possui um olhar especial para também cuidar de quem cuida”, comenta Kadu Lins.

HISTÓRIA – O Instituto do Autismo foi fundado em 2020 por Kadu Lins, que é profissional de Educação Física, especialista em ABA e psicomotricidade, com formações no Brasil e no exterior. Todos os serviços e especialidades oferecidos pelo IDA podem ser acessados por meio de atendimento particular ou através de planos de saúde das redes conveniadas. Os pais e/ou responsáveis podem obter mais informações através do https://institutodoautismo.com/ou pelo perfil do instituto no Instagram: @institutodoautismo.

INSTITUTO DO AUTISMO:

https://institutodoautismo.com/

Instagram: @institutodoautismo