Dieta pode ser considerada tanto um retorno às antigas formas de alimentação quanto um salto para um futuro
O conceito da dieta flexitariana – o meio-termo entre uma alimentação que inclui alimentos de origem animal e plant-based – vem se popularizando dentro do universo da nutrição e propõe reduzir o consumo de alimentos derivados de animais em substituição aos alimentos plant based, isto é, 100% baseado em vegetais. O Brasil é o maior produtor de carne (principalmente bovina) do mundo, no entanto, é também o país com o número de vegetarianos que mais cresce no mundo.
Esse tipo de alimentação não é somente uma dieta segura, mas também um método reconhecido na reversão de doenças crônicas associadas à obesidade. Qualquer passo para a redução no consumo de proteína animal é muito positivo, uma vez que, automaticamente, o consumo diário de gorduras saturadas e de colesterol é diminuído.
Na dieta flexitariana, o consumo de fibras, a redução de gorduras, e a maior quantidade de compostos bioativos também ajudam a reduzir a quantidade de calorias diárias, e isso é muito importante quando pensamos em uma sociedade que tem o sobrepeso e a obesidade tão elevados.
Atualmente, existem opções saborosas e inovadoras para serem aliadas nessa nova dieta. Empresas como N.OVO já possuem linhas completas de alimentos plant based, como ovos em pó (com um substituto vegetal para ovos mexidos e omeletes), coxinhas e maionese – que são criados a partir de tecnologia própria, à base de proteínas vegetais e ingredientes criteriosamente selecionados.
“O intuito da dieta é oferecer uma alimentação inclusiva e saborosa que protagoniza os vegetais, alimentos que fornecem naturalmente fibras e menores teores de gorduras saturadas. No entanto, não existe um padrão de consumo de proteína animal para definir o que é ou não um flexitariano, ou seja, se a pessoa se alimenta majoritariamente de fontes vegetais, mas consome carne duas ou três vezes por semana, já entra na categoria”, diz a nutricionista Alessandra Luglio, consultora da marca plant based N.OVO.
Mas atenção, antes de iniciar qualquer dieta, é importante sempre contar com acompanhamento especializado ao fazer alterações na sua alimentação.
Sobre a N.OVO
A N.OVO, startup que produz alimentos à base de plantas, é pioneira no Brasil ao produzir e oferecer um substituto para ovos em receitas e em preparações como omelete e ovos mexidos. A empresa nasceu com o intuito de mudar o jeito que as pessoas se alimentam e gerar menos impacto no planeta. Visando ser uma linha completa de alimentos 100% à base de vegetais, a foodtech se dedica à criação de produtos inovadores, inclusivos, sustentáveis e que mimetizam os alimentos de origem animal. Hoje já possui alternativas para ovos, maioneses e carne de frango e pretende lançar outras novidades durante 2022.