Brasil celebra o sabor irresistível de um dos seus símbolos da culinária

Em 17 de agosto é comemorado o Dia Nacional do Pão de Queijo, uma iguaria que há gerações marca presença nas mesas dos brasileiros e é considerada um verdadeiro patrimônio nacional.

O pão de queijo representa um dos sabores mais emblemáticos do Brasil e está cativando paladares ao redor do mundo. Em 2023, foi eleito a 10ª melhor comida das Américas, segundo o ranking do Teste Atlas –  plataforma internacional que classifica e destaca pratos culinários de diferentes regiões do mundo.

Embora a origem exata do quitute seja incerta, suas raízes estão firmemente ligadas ao estado de Minas Gerais. Uma das versões mais conhecidas afirma que o famoso pãozinho teve suas primeiras aparições por volta do século XVIII, durante o período de escravidão, quando a mandioca (ou aipim) era um dos principais alimentos consumidos pelos povos indígenas e pelos escravos africanos.

Há relatos que indicam que, em tempos de fazendas, era comum a prática de servir aos proprietários das terras um acompanhamento de pão com café. Porém, devido à qualidade ruim da farinha de trigo disponível na época, os escravos optaram por utilizar o polvilho, derivado da mandioca e trazido pelos portugueses, para preparar o pão. Com o tempo, incorporou-se o queijo à receita, adicionando um sabor ainda mais rico à massa. Assim, surgiu o pão de queijo que conhecemos.

O Instituto Goumet, franquia de cursos profissionalizantes na área da gastronomia, compartilhou a receita prática ensinada no curso Chef mix, que qualifica os alunos a preparar todos os tipos de salgados e lanches.

Aprenda a fazer o clássico quitute da culinária brasileira:

INGREDIENTES

  • 100g de polvilho doce
  • 25g de polvilho azedo
  • 125g de queijo meia cura ralado
  • 1 (50g) ovo
  • 2g de sal
  • 20ml de óleo
  • 50ml de leite

 MODO DE FAZER

  • Misture os polvilhos e reserve;
  • Leve o leite junto com o óleo para ferver, escalde os polvilhos. Espere esfriar um pouco e adicione os demais ingredientes, colocando o ovo aos poucos, até formar uma massa macia;
  • Separar a massa em porções e bolear os pães. Leve para assar em forno preaquecido a 180 °C, por aproximadamente 30 min, ou até criar uma casquinha e dourar levemente.

Com essa receita do Instituto Gourmet, você será capaz de criar um delicioso pão de queijo para encantar os paladares das pessoas.

Porém, se não tiver tempo ou disposição de preparar o quitute e anseia por saborear um bom pão de queijo, a rede Zé Coxinha traz uma novidade imperdível para o cardápio esse mês: o lançamento do pão de queijo da marca. As lojas já são referência em vender salgados deliciosos e com preço acessível, agora apresentado mais essa opção crocante e saborosa para seus clientes.

Opções não faltam para você celebrar e saborear o famoso pão de queijo, um dos símbolos do Brasil.

Sobre Instituto Gourmet

Completando nove anos de mercado, o Instituto Gourmet Brasil é a maior rede nacional de franquia especializada em cursos profissionalizantes na área da gastronomia. Criado para quem deseja empreender, ingressar no mercado gastronômico, obter formação profissional da área ou aprender por hobby, o Instituto Gourmet oferece opções de cursos de curta, média e longa duração, com flexibilidade nos horários, aulas práticas e foco na interação do aluno. Criada em 2014, a rede ingressou na franchising em 2017 e já conta com mais de 135 unidades abertas em todo o país.

Sobre Zé Coxinha

Fundada em 2011, a rede Zé Coxinha é referência na venda de salgados com preços acessíveis. Seu cardápio é composto por uma variedade de delícias amadas pelos brasileiros, como coxinha, quibe, bolinha de queijo, pastéis, churros e outros salgados em tamanho miniatura.

Os salgados são vendidos em caixas de tamanhos e preços diversos, com valores a partir de R$3,99. A proposta da rede é oferecer opções saborosas e acessíveis para atender aos gostos e bolsos dos clientes.