Na próxima quinta-feira (19) é o Dia Mundial de Doação do Leite Humano. A data representa um momento de sensibilização da sociedade para a importância do aleitamento materno e da doação do leite humano. No Brasil, a Semana Nacional de Doação de Leite Materno, este ano, tem como tema Doação de Leite Humano: Gotas de amor para um mundo melhor e evidencia o importante papel do leite materno como alimentação, na proteção imunológica contra doenças infecciosas e ainda no desenvolvimento de vínculos afetivos e psicológicos.
Segundo a pediatra e médica responsável pelo banco de leite da Unimed Recife, Vera Braga, nos primeiros quatro meses deste ano, o espaço realizou mais de cinco mil atendimentos e precisa seguir com o volume adequado para dar continuidade ao atendimento às demandas da rede. “Para estar apta a doar o leite materno, é necessário que a mãe esteja saudável com os exames pré ou o pós-natal em dia. Além disso, a mãe não deve fazer uso de medicações que sejam contraindicadas durante a amamentação, e nem deve fazer uso de bebidas alcoólicas, cigarros ou drogas”, alerta.
Todo esse cuidado, segundo ela, é para manter um banco de leite para os recém-nascidos que precisam dessa doação. “Todos os leites doados são registrados pelo nosso banco com informações sobre a mãe doadora e a quantidade doada. Tudo para garantir que esse leite será entregue aos bebês”, reforça a pediatra Vera Braga. A média de doação é de até 7 meses após o parto. Mas, isso não impede que após um ano, por exemplo, a mãe ainda consiga doar o seu leite, claro tudo dentro da avaliação pela qualidade do leite”.
Doação de potes de vidro – Ainda dentro da Semana de Doação de Leite Materno, o Banco de Leite da Unimed Recife fará a entrega simbólica de diplomas para as mães doadoras da UTI Neonatal e estará recebendo a doação de potes de vidro para a coleta de leite materno, além de atividades de conscientização para os profissionais da área de saúde sobre a importância dessa data.
O banco também recolhe essa doação de forma domiciliar, com a solicitação da doadora. “A gente orienta as mães qual é a forma correta da ordenha, de armazenamento do leite e combinamos para fazer a coleta da doação no domicílio”, explica a coordenadora do Banco de Leite da Unimed Recife, Vera Braga.
As doadoras que tenham interesse e possam doar, devem entrar em contato com o Banco de Leite pelo telefone (81) 3413-7935.
Para doar o leite materno:
– Ser saudável, não possuir nenhuma enfermidade no momento da coleta.
– Não ter contato com nenhuma pessoa com sintoma de gripe ou resfriado.
– Ter os exames pré-natal ou pós-natal em dia.
– Preencher o cadastro como doadora de leite materno.