A cidade de Limoeiro festeja nesta sexta (05), o Dia Mundial do Teatro e Nacional do Circo com diversas atividades ao longo do dia. A iniciativa é uma realização da Secretaria de Cultura de Pernambuco, por meio das assessorias de Artes Circenses e Teatro e Ópera da Gerência de Política Cultural, e conta com uma programação gratuita para todas as idades.

Iniciando pela manhã, alunos de escolas públicas terão acesso a uma oficina teatral, contação de história, oficina e espetáculo circense. No fim do dia, toda a cidade poderá participar do Cortejo Especial com a Trupe Caracará, com início às 18h30, saindo da entrada da ponte Severino Pinheiro até o Centro de Criação Galpão das Artes, na Rua Vigário Joaquim, n° 465.

Encerrando o dia festivo, acontece às 19h30, o espetáculo “O Peru do cão Coxo”, do Grupo Teatral Galpão das Artes, com entrada gratuita. Os ingressos (limitados) serão distribuídos uma hora antes do início. Para essa programação, parte dos convites foram doados para estudantes de escolas públicas das cidades vizinhas Lagoa de Taenga e Feira Nova.

Sobre a data – Criada em 1961 pelo Instituto Mundial do Teatro junto com a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), a data comemorativa do Teatro evidencia não apenas a arte teatral mas, também, a conscientização da importância das artes cênicas para toda a sociedade.

Já o Dia Nacional do Circo, foi criado em homenagem ao palhaço brasileiro Abelardo Pinto, conhecido popularmente como Piolin, que nasceu nessa data, em 1897. Após 50 anos de carreira dedicada à comédia, o artista deixou um grande legado para a arte brasileira, sendo lembrado como uma personalidade que quebrou convenções e difundiu a linguagem circense em todo o Brasil.

O Peru do Cão Coxo –  O espetáculo descortina a preguiça em um picadeiro de intrigas no sertão de Taperoá. Na farsa, o poeta Joaquim Simão e Nevinha, sua esposa, são alvos dos trapaceiros Aderaldo Catacão e Clarabela, sem esquecer ainda a algoz Andreza. A pseudo intelectual, Clarabela, tem um disfarçado interesse pela poesia de Joaquim Simão e, por este, um escrachado desejo amoroso. Da mesma forma que Aderaldo investe também em um escancarado caso amoroso por Nevinha. Sem sucesso nas investidas do coração, o ganancioso casal de ricos acaba por ser ludibriado pela dupla formada por Cão Coxo e Cão Caolho e perde tudo que possui, inclusive o peru.

Programação

Oficina – Um Olhar Lúdico Sobre O Quintal aborda técnicas teatrais com o público participante, desenvolvendo ao longo da atividade uma historia inédita que é contada ao final da oficina.

Oficina Um Olhar Lúdico Sobre o Quintal, com Charlon de Oliveira do Centro de Criação Galpão das Artes.
Hora: 8:00
Local: EREM Sebastião de Vasconcelos Galvão

Contação de História, com Charlon de Oliveira do Centro de Criação Galpão das Artes.
Hora: 11:00
Local: EREM Sebastião de Vasconcelos Galvão

Oficina de Malabares e Perna de Pau, com a Cia Brincantes
Hora: 13:00
Local: Escola Municipal Otaviano Duarte.

Intervenções Circenses de Palhaçaria, com a Cia Brincantes
Hora: 16:00
Local: Escola Municipal Otaviano Duarte

Cortejo Festejo Circense com a Trupe Caracará
Hora: 18:30
Local: Concentração na entrada da Ponte Severino Pinheiro com destino ao Centro de Criação Galpão das Artes (Rua Vigário Joaquim, nº 465. Limoeiro-PE)

Espetáculo O Peru do Cão Coxo (Galpão das Artes)
Hora: 19:30
Local: Centro de Criação Galpão das Artes