O café pode prevenir o desenvolvimento de algumas doenças como depressão e diabetes
O Dia Mundial do Café, celebrado em 14 de abril, próximo domingo, reflete o quão amado é o grão no Brasil e em todo o mundo. De acordo com o relatório realizado pelo Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), em 2023, foram exportadas 39,24 milhões de sacas de café de 60kg, um aumento de 15,8% se comparado com 2022. Já segundo o site da Embrapa, em 2023, o faturamento bruto dos Cafés do Brasil chegou a R$ 49,37 bilhões. O Brasil se destaca no consumo, seja ele na forma expressa tradicional (forte e intenso), o café coado, ou o encapsulado e seus similares.
Além de ser uma das bebidas mais apreciadas em todo o mundo, não só pelas suas características como cor, brilho, odor, sabor e textura, mas também pelo seu efeito estimulante, o café costuma se destacar e ser bastante consumido em encontros sociais, no trabalho, por força do hábito, pelo prazer ou também por valores afetivos familiares. O café, por muito tempo, foi considerado um grande vilão, porém os recentes trabalhos e pesquisas desenvolvidos nos últimos anos, mostraram que ao contrário do que os médicos acreditavam, o café pode ser sim um grande protetor da saúde.
O consumo moderado da bebida pode diminuir a sonolência, combater o stress, melhorar os níveis de atenção e ajudar na digestão, além disso o café pode prevenir o desenvolvimento de algumas doenças como: Depressão, Diabetes tipo II, Cirrose Alcoólica, Câncer, Doença de Parkinson e Alzheimer. “A causa para todos esses benefícios são os seus variados componentes químicos presentes no grão de café, entre eles, os sais minerais, açúcares, ácidos clorogênicos, vitaminas, e a cafeína, que por conseguinte ajudam na prevenção da saúde física e mental dos indivíduos”, complementa a nutricionista e professora do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG), Thaís Dias.
A especialista ainda alerta que é preciso ter moderação no consumo da bebida. Para indivíduos saudáveis, não há evidência de que o consumo moderado de café entre 2 a 5 xícaras seja prejudicial. “Tudo que é consumido de forma excessiva pode se tornar prejudicial à saúde e com o café não seria diferente. O seu consumo de forma descontrolada pode causar diversos males para o corpo humano. Entre eles, o aumento do nervosismo, tremores nas mãos, aceleração dos batimentos cardíacos, podendo também causar aumento dos níveis de colesterol e contribuir para o entupimento das artérias”.
Que tal curtir o cafezinho de forma diferente? Confira esta receita:
O Café gelado é uma opção para quem deseja se refrescar durante a tarde, por exemplo, e principalmente nesses dias quentes. Para os apaixonados por café, que tal aprender a fazer mais essa receita?
Receita – Café Gelado Cremoso
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de café solúvel
- 3/4 de colher de sopa de açúcar (caso queira mais doce, pode adicionar mais)
- 2 colheres de sopa de água fervendo
- Gelo a gosto
- 200 ml de leite gelado
- Essência de baunilha a gosto
Modo de Preparo
- Em um recipiente, adicione o café, o açúcar, a água e bata bem por 5 minutos, com um fouet, até formar um creme;
- Em um copo, coloque algumas pedras de gelo, o leite, a baunilha e misture;
- Acrescente o café cremoso e dê uma leve misturada com uma colher;
- Agora é só servir.
- Você pode servir o café gelado acompanhado de um pedaço de chocolate ao leite, ou chantilly.
Essa é uma forma de degustar o café sem que ele seja quente, e ainda passado na hora, em menos de 15 minutos seu café gelado cremoso está pronto. Bom apetite.