Empresas como o Morada da Paz Essencial – Assistência Funeral tem a equipe de vendas formada 100% por mulheres
Ao longo da história, as mulheres conquistaram cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Hoje, não há barreiras para a população feminina, que ocupam postos, inclusive de liderança, em empresas de todos os portes e segmentos. Na área de vendas, as mulheres se destacam e conseguem vender qualquer produto sem perder a objetividade, doçura e talento nato para atender as necessidades dos clientes. Dados da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) revelam que as mulheres ocupam 57,8% das vagas de vendas no país.
Algumas organizações empresariais de destaque possuem times formados no total ou em sua maioria por mulheres. Uma delas é o Morada da Paz Essencial – Assistência Funeral, uma empresa do Grupo Morada, líder no mercado oferecendo soluções completas que simplificam a tomada de decisões no momento de dor e são acessíveis a todos. A equipe de vendas da empresa é formada 100% por mulheres. Já dos mais de 600 colaboradores do grupo como um todo, cerca de 43% são do sexo feminino.
A supervisora de vendas do Morada da Paz Essencial, Elis Carvalho, de 45 anos, diz que a equipe de vendedoras da empresa é composta só por mulheres por conta da peculiaridade da venda direta ou venda porta a porta (PAP). O modelo, um dos mais tradicionais e eficazes que sem tem no mercado, consiste em fazer visitas externas para possíveis compradores com o objetivo de oferecer um produto ou serviço.
“Geralmente quem está nas residências durante o dia são donas de casa ou idosos e quando chega um homem batendo na porta, as pessoas ficam com receio de abrir. Já quando aparece uma mulher, a situação é outra. Os moradores ficam mais seguros para recebê-la no lar”, explica. “A mulher tem a capacidade de cativar e se aproximar das pessoas. É do feitio feminino ser meiga e delicada, por isso que é muito mais carismático uma mulher apresentando algo. Isso nos dá mais possibilidade de ter uma ascensão maior nas vendas, principalmente no PAP”, destaca.
Outro aspecto forte das mulheres que atuam na área comercial é o dom de saber negociar com habilidade. “As mulheres lidam com várias demandas no dia a dia. Elas conseguem administrar a casa, os filhos, o marido, trabalho e estudos. E para conseguir dar conta de tudo é preciso ter muita habilidade e jogo de cintura. A mulher naturalmente pela vida já tem essa habilidade e consegue levar isso para o trabalho”, ressalta a supervisora.
Elis Carvalho fala que são muitos os desafios enfrentados pelas mulheres que trabalham com vendas. No PAP, o desafio maior é o próprio ambiente externo, o sol e calor. “Estar na rua o dia inteiro não é fácil. Também tem a questão da violência, falta de respeito e assédio do público masculino. Mesmo diante de tantos obstáculos conseguimos bater nossas metas”, comemora a supervisora de vendas.
Para a líder de vendas do Morada Essencial, Silvânia Santos, 50 anos, o que faz o sucesso de uma vendedora é ter muita responsabilidade, disciplina e transparência com o produto ou serviço oferecido. “É em cima desses aspectos que eu trabalho com a minha equipe. Sempre peço a elas que se cobrem e sejam inconformadas. Uma venda é muito cara, custa suor, tempo, dinheiro, cansaço e energia”, afirma. “Para atuar em cargos de liderança em vendas, Silvânia conta que primeiro é preciso ter humanidade e a cabeça muito centrada. Temos que manter a calma diante das dificuldades do dia a dia, além de entender que as pessoas da equipe são diferentes. É muito importante ter empatia para com o outro, pois cada um tem um jeito único de ser”, informa.
Primeiro emprego – Suely da Silva acaba de completar 55 anos e dez anos como vendedora do Morada da Paz Essencial. Chegou à empresa sem nenhuma experiência no PAP, aliás, sem nunca ter trabalho na vida. Este é o seu primeiro emprego. Até os 45 anos de idade, acreditava que não tinha necessidade de trabalhar, pois de acordo com o ponto de vista que tinha até então, o marido poderia dar tudo o que precisava. Também queria ser a responsável direta pela criação dos filhos, junto com o esposo. A situação financeira da família se apertou e ela precisou entrar no mercado de trabalho para colaborar com o sustento da casa.
Suely é considerada umas das melhores vendedoras da empresa e exemplo para as demais. Bate meta, sobremeta e retenção de clientes todos os meses. “Amo vender e fico muito satisfeita em atingir os objetivos da empresa. Já consegui conquistar muitas coisas materiais através do trabalho que desenvolvo aqui. Recentemente conseguir reformar toda a minha casa”, fala orgulhosa.
No momento da venda, a profissional diz que o primeiro passo é falar a verdade sobre o produto ou serviço para o futuro cliente, sem enganação. “A partir do momento que falamos das vantagens do que estamos oferecendo, podemos despertar o interesse dele. No nosso caso, trabalhamos com um serviço que todo mundo vai precisar um dia. Quem contrata um plano de assistência funeral não precisa resolver as questões burocráticas que envolvem o velório de um ente querido. Quando acontece o óbito, basta o cliente telefonar para a empresa que providenciamos tudo. Ele fica apenas concentrado no momento da despedida e memórias”, expõe.
Durante o processo de vendas a escuta ativa é de fundamental importância. “Primeiro temos que prestar atenção no que o cliente vai falar. A partir do momento que o escutamos atentamente, conseguimos perceber a necessidade do mesmo e assim oferecer o produto ou serviço que melhor lhe atende. O cliente começa a falar da vida dele, dos filhos e demais parentes. Temos que procurar entender a sua história e quais os membros da família ele deseja incluir na cobertura do plano”, pontua Suely.
Para quem deseja iniciar uma trajetória profissional na área de vendas, Elis Carvalho assegura que o setor requer muita dedicação. “É preciso se aprofundar nos produtos ou serviços da empresa, fazer cursos, treinamentos e, sobretudo, saber lidar com pessoas. Quem sabe lidar com pessoas, consegue atuar em vendas. Mas tudo é questão de dedicação. Não é fácil, mas se a gente não se dedica e não faz da maneira correta, realmente as coisas ficam bem mais difíceis. Se a pessoa se dedicar e abrir a mente para o que deve aprender consegue atingir os objetivos”, aconselha.
No quadro de vendedoras do Morada da Paz Essencial, há mulheres com 15, 18 anos de empresa. “O segmento não é fácil, tem as dificuldades da rua, mas se não fosse possível não teríamos tantas vendedoras antigas aqui. Geralmente no setor de vendas, existe o tempo de maturação, a pessoa se esgota e quer seguir para outra área. Mas aqui não acontece dessa forma. O ambiente da empresa acolhe as colaboradoras de uma forma tão prazerosa que faz com que elas não abram os olhos para nada lá fora”, finaliza a supervisora de vendas Elis Carvalho.
Sobre o Morada da Paz Essencial
O Morada da Paz Essencial é a Assistência Funeral que conhece a dor de perder um ente querido, e está preparada a todo momento para guiar os clientes a se preocupar apenas com o que realmente é essencial: a despedida daqueles que estão partindo e a preservação de suas memórias. Com uma rede exclusiva de atendimento, centrais de velório, planos de assistência funeral e cemitérios, o Morada da Paz Essencial lidera o mercado oferecendo soluções completas que simplificam a tomada de decisões no momento de dor e são acessíveis a todos.
Em um mundo onde falar sobre a morte ainda é um tabu e repleto de experiências dolorosas, o Morada da Paz Essencial orienta as pessoas a uma nova forma de viver. Ao assegurar a cada enlutado o acolhimento e o acesso a uma despedida digna para seus entes queridos, com planos funerários a partir de R$ 34,50, acredita ressignificar a maneira como cada pessoa vivencia a experiência da morte, do luto e da vida. Saiba mais em moradaessencial.com.br