Neste ano, o Dia dos Pais é comemorado no dia 13 de agosto, ocasião acertada para um encontro em família, boas conversas e surpresas. Para presentear os amantes do vinho, o desafio é entender como avaliar um bom rótulo, uma boa relação custo-benefício e, sobretudo, quais são as preferências do pai homenageado.
“Em primeiro lugar, é importante conhecer o paladar do presenteado. Entender se o seu pai prefere vinhos tintos, brancos ou rosés. Outros detalhes, como buscar saber se costuma apreciar vinhos mais doces ou mais secos, mais frutados ou mais amadeirados, também contam para refinar a busca. Se há um vinho tinto Cabernet Sauvignon que ele consome constantemente, por exemplo, por que não buscar uma versão mais premium, de um rótulo com esta mesma uva, para a ocasião especial?”, diz Marina Bufarah, sommelière da Wine, o maior clube de assinatura de vinhos do mundo.
Confira abaixo mais dicas e sugestões de rótulos para presentes.
-
Vinhos para pais que gostam de churrasco
Para os amantes de churrasco e pratos mais intensos, a escolha do vinho certo pode realçar os sabores defumados e suculentos das carnes grelhadas. Vinhos tintos encorpados são a melhor pedida, pois complementam a robustez dos pratos típicos de churrasco. Entre as melhores uvas para a ocasião, destaca-se a Malbec, com seus taninos macios e notas de frutas escuras, que harmonizam perfeitamente com cortes como picanha e costela. Os rótulos elaborados com a Cabernet Sauvignon, que apresenta uma estrutura firme e sabores de cassis e especiarias, são excelentes escolhas para acompanhar carnes mais gordurosas, como a maminha. Já a Syrah, com suas nuances de pimenta preta e frutas maduras, é ideal para realçar o sabor de linguiças e carnes marinadas. Além disso, a Zinfandel, com sua combinação de doçura e acidez, casa bem com carnes adocicadas e churrascos com molhos barbecue.
A indicação para um excelente tinto é o argentino Clos de Los Siete By Michel Rolland 2021, um blend com as uvas Malbec, Merlot, Syrah e outras variedades. Intenso, encorpado, com frutas pretas maduras, o rótulo tem diversas credenciais de qualidade, estando no top 100 melhores vinhos argentinos 2021 conforme a Wine Spectator.
https://www.wine.com.br/
Já o Clos de Luz Edición Limitada 79 años Carménère 2021 traz um sutil e harmonioso toque herbáceo que combina perfeitamente com o molho de chimichurri e com legumes grelhados na churrasqueira.
https://www.wine.com.br/
Para os dias mais quentes, o T.H. [Terroir Hunter] Valle de Leyda Pinot Noir 2021 cai muito bem e pode ser degustado mais fresquinho, em torno de 14 °C. Trata-se de um Pinot Noir com boa acidez para as carnes mais gordurosas e também cai muito bem com peixes mais intensos, como atum e salmão, que ficam deliciosos na churrasqueira.
https://www.wine.com.br/
-
Vinhos com excelente custo-benefício
Para aqueles que estão começando a explorar o mundo dos vinhos, os chamados vinhos de entrada são uma excelente escolha de presente. Diferenciam-se dos rótulos premium, que geralmente são provenientes de regiões muito tradicionais e têm maior tempo de maturação e preço mais elevados.
De todo modo, esses exemplares jovens podem oferecer grande qualidade. São o melhor caminho para a introdução a diferentes estilos e variedades, sem a necessidade de fazer um grande investimento. Avaliar o custo-benefício desses vinhos envolve considerar o equilíbrio entre preço e qualidade, procurando exemplares que ofereçam uma experiência satisfatória por um preço acessível.
Muitas regiões emergentes e menos conhecidas produzem vinhos de excelente qualidade a preços competitivos. Vinhos de entrada de qualidade apresentam características agradáveis, como sabores frutados, taninos suaves e boa acidez. Os países como Chile, Argentina, Portugal e Espanha frequentemente oferecem excelentes opções de vinhos de entrada.
Seguindo estas orientações, uma boa indicação é o Aliwen Reserva Valle del Rapel Carménère 2021, um tinto seco chileno, de corpo médio, suculento, um bom equilíbrio entre nuances frutadas, herbáceas e especiadas, taninos redondos, macio e com acidez média. Harmoniza bem com massas e carnes assadas.
https://www.wine.com.br/
O espanhol Esteban Martín D.O. Cariñena Garnacha Rosado 2023 é um vinho vegano, orgânico e super versátil, que acompanha bem a culinária japonesa, peixes e frutos do mar.
https://www.wine.com.br/
A linha Portillo se traduz como a porta de entrada para o mundo dos vinhos e é o convite da Bodegas Salentein para que os consumidores mais tímidos adentrem de vez esse universo apaixonante. O Portillo Valle de Uco Sauvignon Blanc 2023 é leve, fresco e super aromático, perfeito para o welcome drink, aperitivos e friturinhas.
-
Vinhos para surpreender connoisseurs (grandes conhecedores)
Para os grandes conhecedores de vinho, a busca por rótulos excepcionais é um desafio que envolve levar em consideração vinícolas renomadas e regiões vitivinícolas prestigiadas. Entre os fatores que ajudam a entender uma boa relação preço-qualidade no momento de comprar um vinho, está em checar se apresenta uma Denominação de Origem. Isso significa que aquele exemplar obedece a regras mais rígidas e segue um padrão de qualidade estabelecido por determinada região produtora para preservar as características das produções locais.
A Apelação de Origem Controlada Minervois traz vinhos elaborados no sul da França, região com grande influência do Mediterrâneo, que contribui para a perfeita maturação de variedades como Carignan, Syrah e Grenache, preservando seu frescor natural, como pode-se apreciar no Domaine de L’Ostal Estibals A.O.C. Minervois 2020, um vinho intenso e elegante, que surpreende os sentidos.
https://www.wine.com.br/
Outra boa indicação é o italiano Cecchi La Campana D.O.C. Montefalco 2020, proveniente de uma denominação renomada, mas pouco conhecida pelos brasileiros. A região de Montefalco está situada na Úmbria, centro da Itália, conhecida como a “terra do vinho”. Aqui a Sangiovese se combina com a tânica Sagrantino e a sedosa Merlot, para compor um tinto de caráter marcante. Após 18 meses de amadurecimento, o vinho ganha ainda mais estrutura, complexidade e maciez, aliados a toda tradição e inovação do terroir, resultando em brindes memoráveis!
https://www.wine.com.br/
-
Vinhos para consumir com pratos vegetarianos
Harmonizar vinhos com pratos à base de vegetais pode ser uma experiência que alcança o ápice dos sabores e dos aromas. Vinhos brancos, como um Sauvignon Blanc ou um Pinot Grigio, são perfeitos para acompanhar saladas frescas, pratos com ervas e vegetais grelhados, graças à sua acidez vibrante e notas cítricas. Um Chardonnay com envelhecimento em carvalho tem potencial para complementar receitas cremosas, como risotos e massas com molho de queijos.
O americano Dark Horse Pinot Grigio 2020 tem leveza e frescor ideais para acompanhar saladas e quiches.
https://www.wine.com.br/
Já o português Casa Burmester Reserva D.O.C. Douro Branco 2022 tem mais peso e cremosidade para receitas estruturadas que capricham no queijo.
https://www.wine.com.br/
Para os amantes de vinhos tintos, um Pinot Noir é uma escolha versátil, harmonizando bem com pratos de cogumelos, berinjela e pimentões recheados, devido aos seus taninos suaves e toques terrosos, como encontramos no Sibaris Gran Reserva D.O. Valle de Leyda Pinot Noir 2022.
https://www.wine.com.br/
Além disso, vinhos rosés, com sua leveza e frescor, são ideais para uma variedade de pratos vegetarianos, desde tapas até pizzas de vegetais, aposte no Baron Philippe de Rothschild Rosé 2023 como um ótimo coringa a mesa.
https://www.wine.com.br/
-
Vinhos suaves e vinhos licorosos para paladares mais doces
Para os pais com paladares mais doces, que amam sobremesas caramelizadas, com muitas caldas e chocolates, a sugestão é buscar um rótulo de vinho suave para acompanhar as refeições, ou um rótulo de vinho licoroso, para acompanhar as sobremesas. Para os apaixonados por vinhos suaves, as variedades produzidas com a Moscato, com suas notas de frutas tropicais e florais, e a Lambrusco, são excelentes escolhas. Esses vinhos equilibram doçura e acidez de maneira harmoniosa e proporcionam uma experiência enogastronômica prazerosa e acessível a diferentes paladares.
Seguindo esta proposta, a indicação é um rótulo nacional, o Frisante Ballade Moscatel Branco Suave 2024 é expressivo, aromático e refrescante com sutis borbulhas que agregam textura, proporcionando uma experiência diferenciada.
https://www.wine.com.br/
Já o italiano, Frisante Pontebello Lambrusco I.G.T. dellEmilia Rosso Amabile, traz uma versão tinta com nuances adocicadas, notas de frutas vermelhas e negras encantadoras.
https://www.wine.com.br/
Os vinhos de sobremesa, como o Sauternes da França ou o Porto de Portugal, oferecem uma doçura rica e concentrada, ideal para acompanhar sobremesas ou queijos azuis. Dentro desta categoria, a sugestão é o Porto Burmester Tawny, um exemplar português que ficou no mínimo 3 anos em barris de madeira. Encorpado e bem estruturado, traz notas de frutas maduras e secas, baunilha, caramelo, chocolate e castanhas.
https://www.wine.com.br/
-
Na dúvida, aposte num autêntico Champagne
De fato, a escolha de um rótulo de vinho vem com muitos atributos a serem analisados: um vinho de entrada ou um vinho mais premium? De que país, região? Qual a uva, e tempo de maturação? Caso estas questões sejam um grande complicador, aposte num espumante de alta qualidade, uma escolha sem erro para pessoas com paladar sofisticado e exigente, que combina com uma grande variedade de pratos e doces, e torna a ocasião ainda mais festiva.
A indicação para este vinho coringa é Champagne Montaudon Brut, um rótulo francês elegante, com notas de frutas brancas, mel, pão e fermento. Com excelente cremosidade e boa acidez, harmoniza muito bem com peixes brancos, risoto de lula, queijos brancos e moles, ostras, moquecas e pupunha. Trata-se de um rótulo autêntico, elaborado pela Maison Montaudon, uma tradicional casa de Champagne fundada em 1891.
https://www.wine.com.br/