Foto: Felipe Souto Maior
A comunidade frevista do Recife tem encontro marcado no próximo domingo, dia 9, às 17h, no Teatro do Parque, no 1º Recife Frevo Festival. O evento celebra um dos gêneros musicais mais representativos do Recife e irá oferecer ao público um panorama renovado da cena do Frevo em Pernambuco, com a participação de artistas de várias gerações, gente que vive o Frevo de janeiro a janeiro. Jota Michiles, cantor, compositor e folião, de 82 anos, sessenta dos quais dedicados ao Frevo, será o homenageado desta primeira edição. “Sinto-me honrado em um momento tão especial para o Frevo e para minha trajetória musical. É emocionante ver minhas composições atravessando gerações, popularizadas nas ruas, nos clubes e nas orquestras, e entoadas por grandes nomes da música brasileira”, diz Jota Michiles. O evento tem acessibilidade em Libras e a entrada é gratuita, com ingressos distribuídos 1 hora antes na bilheteria do teatro.
O 1º Recife Frevo Festival é a principal novidade das prévias do Carnaval 2025. O evento é financiado pelo Sistema de Incentivo à Cultura do Recife (SIC), por meio da Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura e Prefeitura do Recife e tem o apoio do museu Paço do Frevo, equipamento da Prefeitura do Recife e Centro de Referência em Salvaguarda do Frevo. “O Festival vem para promover o diálogo e para desconstruir de certa forma que Frevo é só cultura de Carnaval, feito por especialistas. Aspiramos que esta primeira edição seja apenas o começo de muitas outras”, destaca Michelle de Assumpção, coordenadora geral do Festival. “A ideia é que a cada ano o Festival possa homenagear personagens importantes para o Frevo e criar atividades que as celebrem, para enaltecer seu legado e importância”, pontua.
Nesta primeira edição, o Festival irá promover três horas de Frevo, tendo como anfitriões César Michiles e a Transversal Frevo Orquestra, que acompanharão todos os convidados, entre bailarinos, instrumentistas e intérpretes, em formações inusitadas, criadas especialmente para o Recife Frevo Festival. Participam Guerreiros do Passo, Flaira Ferro, Neris Rodrigues, Silvério Pessoa, Nena Queiroga, Romero Ferro, Duo Geraldo Maia e Renatinho Bandeira, Luciano Magno, Maria Flor, Caetana, Maestro Formiga, Trio 3 em Cena, formado por César Michiles, Jerimum de Olinda e Beto Hortis, Maestro Forró e Juba Valença.
Salvaguarda – Além da programação artística do dia 9, o Festival terá desdobramentos com atividades pedagógicas no Paço do Frevo, dia 19, com uma aula-espetáculo de Jota Michiles, Roda de Diálogo “O Frevo na Ponta: Orquestras de Rua e a Dança no Meio do Povo” e a ação “Batalha de Orquestras”, com a presença de orquestras tradicionais de Frevo. O Festival deixará como legado um minidocumentário audiovisual sobre esta primeira edição, com o objetivo de documentar, difundir e salvaguardar o Frevo. Esta etapa também será gratuita e com acessibilidade em Libras.
Ficha Técnica – 1º Recife Frevo Festival – Homenagem a Jota Michiles
Coordenação Geral: Michelle de Assumpção
Direção Musical: César Michiles
Direção Artística: Quiercles Santana
Codireção Artística: Felipe Koury
Coordenação de Produção: Carla Navarro
Projeto de Iluminação e Palco: Eron Villar
Consultor e mediador nas atividades educativas: Climério de Oliveira
SERVIÇO – 1º RECIFE FREVO FESTIVAL
– Programação artística
Local: Teatro do Parque (Rua do Hospício, 81 Boa Vista Recife-PE)
Data: 9 de fevereiro
Hora: 17h (pontualmente)
Entrada gratuita com ingressos distribuídos 1 hora antes na bilheteria do teatro.
Acessibilidade em Libras.
– Etapa pedagógica
Local: Museu Paço do Frevo (Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife)
Data: 19 de fevereiro
Hora: a partir das 14h
Entrada gratuita e com acessibilidade em Libras.