O sommelier da Cantu Grupo Wine se baseia nos sabores das pizzas mais populares do mundo, segundo o Taste Atlas, e sugere as harmonizações ideais com vinhos

Explorar a harmonização de vinhos e pizzas é uma deliciosa jornada sensorial, onde a combinação certa pode elevar os sabores a um novo patamar de prazer gastronômico. Para desvendar essa arte, o sommelier Gustavo Peroni, da Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas, lista vinhos perfeitos para acompanhar os cinco sabores de pizza  mais populares no mundo, segundo o Taste Atlas: Marguerita, Marinara, Calabresa, Napolitana e Calzone. Cada pizza, com seus ingredientes únicos e tradições culinárias, merece um vinho que complemente e enriqueça sua experiência de degustação e Gustavo mostra o vinho perfeito realça as características de cada pizza.

O sommelier começa pela pizza de calabresa que traz sabores mais intensos devido à linguiça e à cebola. Para essa pizza com um toque de picância e presença da gordura da linguiça, vinhos com corpo médio e boa estrutura são ideais, como o português Ciconia tinto, da Casa Relvas, Vinho Regional Alentejano: Um vinho tinto de corpo médio com notas bem marcadas de frutas vermelhas maduras, taninos suaves e boa acidez. A estrutura do vinho complementa a intensidade da linguiça calabresa sem dominar os sabores.

Já a pizza Margherita, que é super fresca com sabores de tomate e manjericão, o sommelier sugere um vinho leve a médio, com boa acidez e frescor, como o Chianti, feito pelo produtor Leonardo Da Vinci. Segundo o sommelier, este é um clássico Chianti italiano, conhecido por sua acidez vibrante, frutas vermelhas maduras e notas herbáceas. A acidez do vinho corta a acidez do tomate, enquanto os taninos suaves complementam o queijo e o manjericão.

E falando de clássicos, a pizza Marinara é um dos símbolos da culinária Napolitana, com ingredientes bem simples: molho de tomate, azeite, orégano e alho. Uma receita muito antiga, que data de 1735. Para este sabor de pizza, o vinho recomendado é o italiano Mezzacorona Pinot Grigio Rosé. Trata-se de umvinho rosé que oferece frescor, notas de frutas vermelhas e acidez vibrante. Tudo isso se complementa bem à leveza e à acidez do molho de tomate, além de ser um vinho neutro para acompanhar o azeite e os sabores mais fortes do alho.

Para harmonizar com um calzone, os vinhos brancos ou tintos suaves são excelentes. É o caso do português Bons Ventos tinto da Casa Santos Lima, de Lisboa, um vinho tinto de médio corpo, com aromas de muitas frutas vermelhas de perfil maduro e taninos macios. É um vinho simples, fácil e muito bem feito. “Nós, sommeliers, costumamos dizer que é um verdadeiro coringa, pois é um perfil de vinho que combina com uma série de recheios variados do Calzone, por exemplo”, explica Gustavo Peroni.

A pizza Napolitana, a mais tradicional de todas, leva molho de tomate, queijo mozzarella, azeite e manjericão. Um quarteto infalível. É uma pizza simples, mas de sabores marcantes. Aqui, o vinho indicado é o italiano Frescobaldi Nipozzano Riserva Chianti Rufina, uma garrafa  que traz acidez equilibrada, taninos firmes e notas de frutas vermelhas e ervas, excelente complementopara aa simplicidade e os sabores marcantes da pizza Napolitana.

“Ao escolher vinhos para harmonizar com pizzas, é importante considerar não apenas os ingredientes principais da pizza, mas também a intensidade dos sabores e a textura dos vinhos. Vinhos com boa acidez são geralmente preferíveis para cortar a gordura e a acidez do molho de tomate, enquanto vinhos mais encorpados podem complementar sabores mais intensos, como de linguiça e queijos cremosos.”, finaliza o sommelier da Cantu Grupo Wine.

Onde comprar:

  • Ciconia tinto da Casa Relvas 

https://adegadorna.com.br/vinhos/casa-relvas-ciconia.html

  • Bons Ventos Tinto

https://www.ciadovinho.com.br/vinho-tinto-bons-ventos 

  • Chianti Leonardo Da Vinci

https://www.ebentas.com.br/vinhos/vinho-tinto-chianti-leonardo-da-vinci-750ml- 

  • Mezzacorona Pinot Grigio Rosé

https://vinhosweb.com.br/produto/mezzacorona-pinot-grigio-rose/

  • Chilano Cabernet Sauvignon

https://domoexpress.com.br/vinho-chilano-cabernet-sauvignon.html

Sobre a Cantu Grupo Wine

A Cantu Grupo Wine, a casa das grandes marcas, possui 20 anos de operação B2B no mercado de vinhos, com presença nacional em mais de 15 mil pontos de venda e mais de 400 rótulos de vinhos renomados em seu portfólio. O propósito da Cantu Grupo Wine é trazer para o país grandes marcas de expressão mundial. Na gama de produtos, são mais de 40 produtores de 13 países diferentes. A Cantu Grupo Wine apresenta valores e uma filosofia que permitem à empresa trazer rótulos de vinhos de extrema qualidade, contando com sólida estrutura logística e capacidade operacional para atender todo o território nacional. A viabilidade da empresa estabeleceu-se através de fortes parcerias, firmadas com grandes vinícolas do mundo. Mais informações em https://www.cantugrupowine.com.br/.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *