Graças ao crescimento do mercado Glúten Free, já existem diversas opções de farinhas e féculas sem glúten para substituir o trigo nas receitas

Nesta quarta-feira (10) é comemorado o Dia da Pizza. Mesmo que geralmente seja ligada à gastronomia italiana, é um dos alimentos mais famosos do mundo. E mesmo com costumes diferentes e receitas adaptadas, é fácil encontrar um pedaço de pizza em qualquer canto do planeta. 

O sabor da pizza fica a cargo de cada indivíduo, usando uma vasta opção de ingredientes que combinam entre si. Já no caso da massa – que é a base da receita –, intolerantes ao glúten ou aqueles que seguem alguma dieta restritiva, sentem-se colocados de fora em uma rotina que a pizza sempre poderia ser uma ótima escolha.

Estima-se que ao menos 1% da população conviva com a intolerância ao glúten e de acordo com pesquisa do Euromonitor, empresa especializada em inteligência de mercado, de 2012 a 2020, o consumo de alimentos sem glúten cresceu 8%, e a estimativa é que, até 2024, haja um crescimento de 35% a 40%. No Brasil, especificamente, além dos dois milhões de pessoas afetadas pela doença celíaca (segundo dados do Conselho Nacional de Saúde), a dieta glúten free tem cada vez mais adeptos, movimentando em média R$110 milhões, já que ao menos 55% dos consumidores celíacos gastam 30% do seu orçamento com produtos próprios para consumo.

Nesse cenário, a Bio Mundo – rede de lojas de produtos naturais e alimentação saudável – destacou produtos ideais para substituir com excelência a farinha de trigo e manter o sabor e a essência da verdadeira pizza.

As principais alternativas para uma pizza sem glúten seria utilizar a farinha de arroz, polvilho ou farinha de grão de bico no lugar da farinha de trigo. Porém, é muito difícil encontrar produtos com essas alternativas, nas pizzarias espalhadas pelo Brasil.

Estima-se que no Brasil existem mais de 112 mil pizzarias. A Apubra realizou um estudo em 2022 e conseguiu mapear mais de 83 mil desses estabelecimentos. Esse estudo permitiu ter um conhecimento melhor sobre o mercado de pizzaria.

Então, o jeito é colocar a mão na massa e produzir a própria pizza em casa. 

Aqui vai uma dica extra selecionada pela Bio neste Dia da Pizza: uma receita simples, fácil e saborosa de massa de pizza que pode ser recheada da maneira desejada. 

Bora lá! Será necessário 1 e 1/2 xícara de chá de farinha de aveia, 3 colheres de chá de azeite extravirgem, sal a gosto, 1 colher de chá de fermento químico em pó (fermento para bolo) e 4 colheres de sopa de água. Esses são os ingredientes necessários para fazer essa receita de massa de pizza sem glúten e não ficar de fora nesse dia tão especial. 

A vantagem dessa receita é que ela pode ser assada em uma frigideira em apenas 3 minutos. O recheio pode ser escolhido e montado logo em seguida, tanto doce ou salgado. É só saborear! 

Vale lembrar que todos os ingredientes acima são encontrados facilmente em lojas Bio Mundo. Hoje a rede possui o portfólio mais completo para proporcionar saúde e bem-estar com um mix de itens, incluindo produtos diet, light, integrais, veganos, funcionais, sem glúten, sem lactose e suplementos vitamínicos e esportivos. Somente o granel das unidades somam mais de 300 produtos.

Sobre a Bio Mundo

A Bio Mundo, rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva, foi fundada em 2015, em Brasília, pelo empresário Edmar Mothé ao lado dos filhos Rafael, Bruna e Adriana. 

A empresa nasceu para proporcionar a melhor experiência de compra para quem busca uma alimentação balanceada. Em sua variada gama de produtos, as lojas oferecem mais de 3 mil itens incluindo produtos sem glúten, sem lactose, diet, light, integrais, orgânicos, iogurtes, sucos, alimentoscongelados e refrigerados e suplementos esportivos. O setor à granel da rede é o maior do país, com mais de 300 variações entre grãos, sementes, farinhas, frutas desidratadas, oleaginosas, chás e temperos. A Bio Mundo também conta com uma linha exclusiva de encapsulados para nutrição e suplementação, desenvolvidos com criterioso padrão de qualidade.

Presente em 22 estados do Brasil + o DF, em apenas 8 anos de história, possui mais de 150 lojas. 

É a vencedora do Prêmio Líderes do Brasil, com case de expansão regional e nacional, é marca Top Of Mind dos brasileiros e é detentora, por duas vezes tanto em 2022 quanto em 2024, do Selo de Excelência em Franchising pela Associação Brasileira de Franchising – ABF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *