O beer sommelier da cervejaria Berggren, Robson Vergillio, explica quais são as combinações mais indicadas
No final do mês de junho começa o inverno, a estação mais fria do ano. Durante esse período, muitos aproveitam para saborear pratos típicos da estação. O que muitos não sabem é que uma bebida bastante popular no Brasil pode ser uma ótima opção para ser consumida nessa época: a cerveja. Sim, há estilos que combinam perfeitamente com climas mais frios e suas elaboradas refeições, vindo a proporcionar uma verdadeira experiência gastronômica. Para explicar como essas harmonizações podem ser feitas, o beer sommelier da cervejaria Berggren, Robson Vergillio, explica quais as combinações mais indicadas, confira:
– Sopa
Para se aquecer durante esse período, a sopa pode ser uma ótima opção de refeição. Apesar de parecer improvável, a sopa combina com cerveja. A bebida não precisa estar extremamente gelada, no rótulo é possível verificar qual a temperatura ideal. Há diversos tipos de sopa, como o caldo-verde, que combina com uma India Pale-Ale, justamente por suas notas florais e cítricas, além de corpo médio e amargor intenso.
– Fondue
Não tem quem não se lembre do fondue quando o assunto é inverno. Atualmente é possível encontrar fondue dos mais variados tipos e sabores. O mais tradicional é o de queijo, que combina com o estilo de cerveja Strong Ale. Possui aroma marcante e intenso, textura licorosa e um toque de amargor mais pronunciado.
– Chocolate
Com cada vez mais apreciadores, as cervejas podem ser apreciadas também com sobremesas que levam chocolate em sua composição. Para experimentar essa experiência gastronômica única, o estilo que mais combina é o Porter. Com ampla variação de aromas torrados, permeando entre café, chocolate, biscoito e até o toffee, possui sabor e amargor equilibrado entre os lúpulos e maltes torrados presentes na receita.
– Feijoada
Por ser um prato quente bastante encorpado, a feijoada costuma ser uma boa pedida durante o inverno. Para brindar, uma cerveja leve como a Witbier é uma boa opção para equilibrar. Além da semente de coentro, ela possui raspas da casca de laranja e limão, ingredientes que lhe conferem um toque de criticidade.
– Crème Brulée
Tradicional sobremesa francesa, o Crème Brulée é feito com gemas, creme de leite fresco e baunilha, e costuma ser uma ótima opção nessa época fria do ano. O estilo de cerveja pedida é a Weissbier. Como a cerveja não passa pelo processo de filtração, ela mantém parte das leveduras na garrafa conferindo aspecto turvo à cerveja. No aroma apresenta notas delicadas de cravo e banana, típicas do estilo, e no sabor um perfeito equilíbrio entre os ingredientes.
– Pratos apimentados
Durante esse período, os pratos mais apimentados ganham destaque como carne com chilli, taco e burritos. Uma cerveja que harmoniza muito bem com essas iguarias mexicanas é a Pale Ale. No aroma, o lúpulo surge em primeiro plano trazendo notas cítricas e, no sabor, o amargor é equilibrado pelo dulçor do malte.
Sobre a Berggren
A Berggren é uma cervejaria que foi oficialmente inaugurada em novembro de 2015. Quem está à frente dos trabalhos é o Diretor Geral Lucas Berggren. A empresa teve seu projeto iniciado entre 2008/2009, quando a família Berggren começou a estudar o funcionamento dos equipamentos para a montagem da fábrica e entre 2013/2014 a família, que tem atuação na indústria têxtil, ganhou um fôlego financeiro e deu retomada definitiva ao projeto.
Produzindo cervejas de estilo clássico, e outras inspiradas na Escola Americana, a Berggren Bier conta com uma fábrica piloto (com laboratório e estrutura de envase) para testar suas cervejas – algo presente em poucas cervejarias do país.