Foto: Maker Mídia
Artesanato consciente se destaca como tendência para celebrar as festas com criatividade e responsabilidade ambiental
A decoração sustentável para o Natal e Réveillon surge como uma maneira criativa e responsável de celebrar as festas de fim de ano. Além de transformar os ambientes com charme e personalidade, essa escolha contribui para a redução do impacto ambiental, uma vez que valoriza o reaproveitamento de materiais. Com pequenas mudanças, é possível criar uma atmosfera natalina acolhedora e única.
Entre as opções, ganham destaque os enfeites feitos com materiais reciclados, como garrafas, potes de vidro e retalhos de tecido, que podem ser transformados em bolas, pendentes e outros adornos decorativos. Uma tendência é o uso de tubetes internos de rolos de papel. A artesã Roseneide da Silva Pessoa compartilha: “Meu principal material é o tubete de rolos de papel, sejam eles de papel toalha, higiênico, ou até mesmo de aviamentos. O maior desafio é encontrar em quantidades suficientes, mas é gratificante ver como algo simples pode ganhar vida nova”. Segundo Roseneide, suas peças mais procuradas durante o Natal são as árvores que combinam o toque artesanal com a consciência ambiental. “Valorizando a sustentabilidade conseguimos preservar o meio ambiente”, finaliza a artesã.
Esse tipo de artesanato não apenas evita o descarte de resíduos, mas também estimula a criatividade e a personalização dos espaços. Árvores, guirlandas e até presépios podem ser confeccionados com materiais simples, que, nas mãos dos artesãos, ganham nova função e beleza.
Um exemplo desse movimento pode ser encontrado na loja Artesanato de Talentos, localizada no RioMar Recife. O espaço colaborativo é fruto de uma parceria entre o shopping, o Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM) e o Instituto Fecomércio-PE. A loja reúne mais de 1.000 peças exclusivas, que variam entre guirlandas, árvores de Natal, acessórios para a mesa posta, como toalhas, guardanapos e sousplats, todas produzidas por artesãos das comunidades do Pina e de Brasília Teimosa. “As peças exclusivas e sustentáveis são perfeitas para quem deseja transformar a mesa de Natal em um ambiente acolhedor e único, trazendo à tona o charme do artesanato local e tornando a celebração ainda mais especial”, explica a secretária executiva do Instituto Fecomércio, Wilma Fonseca.
Todos os bolsos — Com valores que variam de R$10 a R$350, a loja Artesanato de Talentosoferece opções acessíveis para todos os perfis, com a garantia de que cada item é produzido de forma ética e sustentável. O projeto, que promove a autonomia das comunidades locais, também terá um estande na Feira da Aurora, realizada todos os sábados. Além do Natal, o espaço reforça a presença do artesanato pernambucano em outras celebrações importantes, como o Carnaval e o São João.
Serviço
Loja Artesanato de Talentos
Até 24 de dezembro
Piso L2 do RioMar Recife, próximo à C&A