Com o tema “Natal que Ilumina”, 13 locais da cidade receberam decoração, com elementos permeados por luzes, símbolos, música e muita cultura popular
O ciclo natalino na capital pernambucana está a todo vapor. Luzes, cores e tradições da cultura popular espalharam-se por 13 localidades do Recife, entregando, além de beleza, encantamento a todos que passam pelas decorações. Com o acréscimo de atividades formativas e programação cultural gratuita e aberta ao público, a festa tem o tema “Natal que Ilumina” e foi preparada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura. Na noite deste domingo (17) o prefeito João Campos visitou dois pontos: o Segundo Jardim, em Boa Viagem, e trechos da Avenida Governador Agamenon Magalhães.
“Daqui a uma semana, as famílias estarão reunidas, na véspera do Natal. E fico muito feliz por ver a nossa cidade ocupada pelas pessoas. É impressionante a quantidade de famílias, crianças, pessoas idosas, curtindo a nossa cidade”, destacou o prefeito João Campos. “Uma decoração de Natal feita com muito amor, para todo mundo do Recife. Fizemos um trabalho muito caprichado para deixar tudo ainda mais bonito, como tudo de elementos natalinos. Vamos viver não só a data, mas o espírito natalino, de comunhão, paz e tudo que há de melhor”, reforçou.
Os festejos reúnem algumas das mais bonitas e antigas tradições culturais nordestinas, como pastoris, bois de Natal e reisados, que espalham a alegria azul e encarnada do ciclo por treze polos: Parque da Macaxeira e novo Parque das Graças, Dona Lindu e Segundo Jardim, todas as seis RPAs da cidade, Pátio de São Pedro, além de Praça do Arsenal e Avenida Rio Branco, que, assim como aconteceu no São João, enfeitou-se toda para a festa, com direito a vila natalina cenográfica, túnel de luz, árvore de Natal, presépio e palco.
“Tiramos muitas fotos e estamos maravilhados. Está tudo muito lindo. Vamos passear ainda mais, vamos olhar as comidas, aproveitar tudo, porque está muito lindo”, elogiou Silvânia Souza, 56, que tirou a noite de domingo para aproveitar a decoração ao lado do marido, que também rasgou elogios ao que viu. “A gente chega e já chama muito a atenção, né? Está realmente representando a beleza do Natal. Já tiramos várias fotos, selfies, juntos. Está muito bom”, frisou.
Na Agamenon Magalhães, a grande árvore de Natal, que já virou tradição em meio à mais movimentada avenida da cidade, tem 40 metros de altura. Dentro de sua estrutura, outra grande novidade: no centro do cone luminoso, há um presépio, com as figuras de José, Maria e do menino Jesus, que se movimentam em círculos, para assegurar visibilidade e encantamento às duas faixas da via. Ao longo da via, das imediações da Caixa Econômica até o Hospital Português, estão distribuídos elementos coloridos e luminosos, sobre o canal, nas árvores e postes.
Em Boa Viagem, a decoração concebida pelo poder público municipal acende a magia natalina nos três jardins, com elementos de chão, cordões e arcos luminosos, estrelas, bolas e pendentes. Há, ainda, grandes estruturas vazadas, como anjos e bolas de Natal, para a interação da população com o ambiente.
Gabriella Perazzo, 44, registrou vários momentos da filha Luiza, que mostrou bastante desenvoltura em meio aos símbolos, apesar dos dois anos de idade. “Gostei muito dessa ideia de descentralizar a decoração. Tem isso por vários lugares, nos parques, os novos da Zona Norte. Gostei muito disso. A pequena está começando a vida agora, mas já gostando muito. Esse resgate do pastoril é lindo”, destacou.
DECORAÇÃO – Há árvores natalinas com cerca de 15 metros de altura na Rio Branco, no Segundo Jardim, no Parque da Macaxeira, no Dona Lindu e no Parque das Graças, que ganhou ainda decoração completa, com elementos de chão interativos, além de túnel iluminado e presépio.