Um artista brasileiro que alça novos voos do além-mar. Este é Decola, rapper radicado em Portugal que faz de sua primeira mixtape, “Deadline”, uma reflexão sobre temas como vida, morte, luta pelo sucesso e sua relação pessoal com Deus. A urgência de seus versos afiados é refletida a partir do título do trabalho ao longo de cada uma das suas nove faixas. O álbum já está disponível nas principais plataformas de música.

Ouça “Deadline”: https://ingrv.es/deadline

A mixtape é a confluência das jornadas do rapper, originalmente um designer. “Deadline” faz referência ao prazo máximo de um trabalho, colocando em primeiro plano sua ânsia em se expressar, agora por meio do flow do rap.

A faixa-título da mixtape serve como um manifesto da arte de Decola e lança luz sobre sua decisão de abandonar diversos projetos para se dedicar integralmente à música. Carioca vivendo na Europa, Decola enfrentou as dificuldades de um imigrante para conquistar seu espaço no cenário do rap. O próprio nome artístico surgiu a partir da experiência de voar de avião para chegar onde chegou, expressando sua vivência e suas raízes sem abrir mão de suas origens.

A inspiração para as letras de Decola vem, em grande parte, de sua própria luta contra a depressão, o desemprego e a perda de amigos de infância. Suas composições transitam entre a sátira e assuntos sérios, combinando o clássico braggadocio do rap com um humor autodepreciativo. Nas letras, é possível encontrar tanto as batalhas quanto os sorrisos, retratados através de beats que mesclam soul, rock, samba e house music.

Decola adota uma filosofia de trabalho inspirada por dois artistas, Russ e BONES. Ambos lançaram trabalhos de forma massiva, gerando uma constante interação com os fãs e criando um efeito de “curadoria” do próprio trabalho. Esse processo resultou no aprimoramento e na ampliação das bases orgânicas de divulgação. Seguindo essa abordagem, Decola lança música no mínimo a cada 30 dias, promovendo suas faixas por meio das conexões que construiu ao longo dos últimos quatro anos.

Até o momento, Decola já lançou dois EPs – “Lançamento em 5” (2022) e “Prantos e Trampos” (2023) – e quatro singles, incluindo “Me Diga”, uma colaboração com Jan Santoro, vocalista da banda Facção Caipira. Agora, a mixtape “Deadline” se torna seu trabalho mais ousado e extenso até o momento, onde é possível conhecer um artista em plena ascensão. Enquanto isso, Decola já trabalha em novos lançamentos e na segunda mixtape, “Radar”, prevista para o segundo semestre de 2023.