Depois de quase um mês de férias é difícil para as crianças e adolescentes voltarem à rotina escolar, isso porque algumas regras do dia-a-dia, como acordar e dormir cedo, regular a hora de ir ao banheiro e a hora das refeições, são ignoradas neste período.
Para tornar a readaptação mais fácil, a diretora do Colégio Motivo, Silvia Sousa, sugere que algumas semanas antes das aulas começarem, os pais comecem a organizar a rotina do estudante, igual como ele deverá fazer no período de aulas, assim, quando ele retornar as atividades, já vai estar mais familiarizado. Além disso, para despertar o interesse dos pequenos nas aulas, organizar o material e fardamento junto com ele é outra dica.
“Pelo menos duas semanas antes, pequenos hábitos precisam ir retomando a rotina da criança, como a hora de dormir e a hora de acordar, além do intervalo entre as brincadeiras e o tempo de tela, já que na escola o aluno não terá acesso a aparelhos eletrônicos”. De acordo com Silvia, isso precisa ser dosado, para que a atenção às atividades seja mais efetiva. É normal também que os alunos fiquem mais dispersos e demorem a executar as tarefas de casa, por isso, é primordial paciência e disciplina por parte dos pais, no contra turno escolar: “Nas férias os pais também saíram da rotina e é preciso que eles também se adequem a realidade escolar, firmando os horários certos para realizar as atividades”, complementa.
Já para os estudantes que estão no ensino médio, a adaptação deve ser mais fácil, como é um período decisivo, a maioria deveria ter aproveitado esse tempo de descanso para dar a última revisada e voltar às aulas em agosto, com mais energia: “Após a volta das aulas em agosto, são pouco mais de três meses até começar a maratona de vestibulares e do Enem, por isso, a rotina do estudante do ensino médio deve ter a atenção voltada para a escola, intercalando atividades de lazer e revisão dos conteúdos abordados.” finaliza.