O 22º Festival PREAMP 2025 traz nesta edição uma novidade na programação voltada para a qualificação técnica do mercado cultural em Pernambuco. Na próxima segunda-feira (10), no auditório do Museu Cais do Sertão, no Bairro do Recife, será realizado o Fórum AMP de Qualificação Técnica, iniciativa que surge em meio aos debates atuais sobre o papel dos diversos profissionais da cultura (artistas, produtores e técnicos) no mundo moderno. Para participar do evento, que é gratuito e acontecerá das 9h às 19h, basta apenas comparecer ao local.
“São ações teóricas e práticas com temas focados na cadeia produtiva da cultura, e palestrantes especializados nos assuntos que vão de bens culturais aos novos caminhos no mundo digital, realidades contemporâneas no mercado da economia criativa”, destaca Fábio Cavalcante, coordenador geral do Festival PREAMP. O ciclo de palestras faz uma conexão entre a construção intelectual e os fazeres práticos do dia-dia de quem trabalha com produção cultural, desde os patrimônios e bens culturais até os novos caminhos no mundo digital que têm moldado um dos espaços mais dinâmicos da economia criativa.
A mesa de abertura, das 9h às 11h, terá o tema Cultura brasileira: Um legado de conquistas e seus desafios, das 9h às 11h. Participam do debate Ângelo Ranieri, representando o Ministério da Cultura (MinC), Yasmim Neves, representando a Secretaria de Cultura de Pernambuco; André Brasileiro, secretário-executivo da Secretaria de Cultura do Recife; Alexandre Miranda, secretário-executivo da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Olinda; e Félix Cavalcanti, coordenador administrativo da AMP e coordenador executivo do Festival PREAMP. A mediação será feita por Fábio Cavalcante.
Em seguida, das 11h às 12h30, será realizada a palestra A revolução da Inteligência Artificial na composição e produção musical, mediado por Joanah Flor. Participam os DJs e produtores Felipe Machado e DJ Dolores, Pierre Lucena, presidente do Porto Digital; Miguel Mendes produtor musical, professor e membro da banda Estesia; Luciano Magno e Guilherme Assis, produtores musicais, músicos e compositores; e Aline Mendes, do Confluência das Favelas.
Das 13h30 às 15h, é a vez da conversa intitulada O papel das plataformas de streaming na carreira dos artistas: Desafios e oportunidades, com mediação da cantora Platônicca e participação dos produtor e músico Ricardo Leão do grupo Estelita; Marcílio Moura, da Fábrica Estúdios; Márcia Bittencourt, da União Brasileira de Compositores (UBC); Jéssica Brito, da ONRPM; e Vinícius Costa, do cineclube Bar Super 8.
Mediado pela produtora cultural Elza Medeiros, o debate seguinte, das 15h às 17h, terá o tema Trabalhadores(as) da cultura – Avanços e perspectivas, com as presenças de Jadion Santos, produtora cultural; Ângelo Ranieri, do MinC; Roze Ferreira, da Articulação Nacional das Trabalhadoras e dos Trabalhadores em Eventos (ANTE); e representantes da PCR e Fundarpe.
Encerrando a programação, das 17h às 19h, o tema A ressignificação dos eventos na era da experiência vai nortear o debate mediado por Fábio Cavalcante e com a participação de Carla Pereira, diretora da Fundarpe; da Dani Coury do Festival Rec’n’Play; de Ana Garcia, do Festival Coquetel Molotov; Lucas Logiovine, do Golarrolê; Rafael Infa, do Festival Wehoo; e Péricles Boumann, produtor cultural e do staff do Rock in Rio.
PREAMP 2025 – A 22ª edição do festival acontecerá entre os dias 10 e 22 de fevereiro, no Cais do Alfândega, no Bairro do Recife, e tem como tema “Minha memória é feita de passado, mas meu coração é cheio de futuro”.
O Festival PREAMP 2025 é realizado pela pela Articulação Musical Pernambucana (AMP), com patrocínio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura do Recife e Fundação de Cultura Cidade do Recife. Tem o apoio cultural do Governo do Estado, por meio da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Também conta com a parceria do Compaz Recife, da UNIAESO, do Museu Cais do Sertão e do Ministério da Cultura (MinC).
Confira mais informações sobre esta e outras edições do Festival PREAMP no Instagram @oficial_amp ou no Youtube /amptvoficial.
Serviço:
Fórum AMP de Qualificação Técnica | 22º Festival PREAMP 2025
Segunda-feira (10), das 9h às 19h
Auditório do Museu Cais do Sertão (Armazém 10, Av. Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife, Recife – PE)
Gratuito | Para participar, basta comparecer ao local
Mais informações: https://www.instagram.com/oficial_amp
Confira a programação do Fórum AMP de Qualificação Técnica:
9h30 às 11h – Mesa de abertura – Cultura brasileira: Um legado de conquistas e seus desafios
Participantes: Ângelo Ranieri – MinC
Yasmin Neves – Secult-PE
André Brasileiro – Secult Recife
Alexandre Miranda – Prefeitura de Olinda
Felix Cavalcanti – PREAMP
Fábio Cavalcante – Mediador
11h às 12h30 – A revolução da Inteligência Artificial na composição e produção musical
Participantes: Felipe Machado – Artista
Pierre Lucena – Porto Digital
DJ Dolores – Artista
Miguel Estesia – Artista
Luciano Magno – Artista
Guilherme Assis – Artista
Aline Mendes (Confluência das Favelas)
Joanah Flor – Mediadora
13h30 às 15h – O papel das plataformas de streaming na carreira dos artistas: Desafios e oportunidades
Participantes: Ricardo Leão – Artista
Marcílio Moura – Fábria Estúdios
Márcia Bittencourt – UBC
Jéssica Brito – ONRPM
Vinicius Costa – Bar Super 8
15h às 17h – Trabalhadores(as) da cultura – Avanços e perspectivas
Participantes: Jadion Santos – Produtora cultural
Ângelo Ranieri – MinC
Roze Ferreira – ANTE
Representantes da PCR e Fundarpe
Elza Medeiros – Mediadora
17h às 19h – A ressignificação dos eventos na era da experiência
Participantes: Carla Pereira – Fundarpe
Dani Coury – Rec’n Play
Ana Garcia – Festival Coquetel Molotov
Lucas Logiovine – Golarrolê
Rafael Infa – Festival Wehoo
Péricles Boumann – Rock in Rio
Fábio Cavalcante – Mediador