Especialista conta como os valores e habilidades aprendidos durante sua atuação como garçom continuam fundamentais no mundo do vinho

O dia do garçom, celebrado em 11 de agosto, é uma data especial para muitos profissionais que se dedicam em servir e acolher bem os consumidores em bares e restaurantes Brasil afora. Para mostrar a relevância deste dia e destes profissionais, convidamos Gustavo Peroni, sommelier de vinhos da Cantu Importadora, a contar a sua história. Ele trilhou uma jornada inspiradora, de garçom à sommelier de vinhos. Hoje, Gustavo é referência no ramo e integra a equipe de uma das maiores importadoras de vinho do Brasil, mas sua história começou há muitos anos.

Gustavo Peroni iniciou a carreira no mundo da gastronomia em 2005, quando ainda era estudante do ramo culinário. Seu primeiro emprego foi no Golden Tulip Paulista Plaza, onde atuou como garçom por cerca de dois anos. Contudo, sua história dentro dos restaurantes se revelaria muito mais abrangente do que imaginava inicialmente.

“Acredito que dentro de um restaurante é essencial conhecer e desempenhar diversas funções. Minha trajetória passou pelo bar, salão e depois me tornei maitre em alguns estabelecimentos”, revela Gustavo.

Sua jornada o levou a trabalhar em diversos bares e restaurantes icônicos da capital paulista, como AllSeason, Templo da Carne de Marcos Bassi, Casa de Grelhados, Bistrô Dominic e Kosushi, entre outros. Essa experiência diversificada é comum na profissão, segundo Gustavo.

Entre as diversas histórias curiosas que já viveu na profissão de garçom, Gustavo  recorda de um momento hilário em que um colega “dormiu em pé” com uma bandeja de copos nas mãos, resultando em um barulho avassalador de copos quebrando no chão. No entanto, ele também relembra de um cliente idoso que adorava tomar vinhos, mesmo contra a recomendação médica, e sua filha, de forma carinhosa e discreta, retirava a bebida da garrafa antes de Gustavo servi-lo, o que rendia risadas e histórias curiosas.

Foi durante sua trajetória como garçom que Gustavo Peroni começou a despertar o interesse pelo mundo dos vinhos. Gradualmente, ele percebeu que a bebida tinha um papel especial em proporcionar experiências únicas para os clientes. “O vinho torna uma refeição mais especial, uma experiência mais enriquecedora”, diz Gustavo.

A transição de carreira de garçom para sommelier foi um momento marcante na vida de Gustavo. Foi em um restaurante onde não havia sommelier que um dos proprietários lhe ofereceu a oportunidade de cuidar da adega em troca de ajuda com um curso. “Foi ali que o ‘bicho do vinho’ me pegou. Decidi que essa seria minha carreira, e desde então, não parei de estudar e me aprimorar”, conta entusiasmado.

Há um ano e cinco meses, Gustavo Peroni integra a equipe da Cantu e sua carreira de garçom foi essencial para seu desenvolvimento como sommelier, pois os valores e habilidades aprendidos durante sua atuação como garçom, como hospitalidade, educação, respeito e profissionalismo, continuam fundamentais em sua nova profissão.

“Um bom sommelier precisa ser um bom garçom. Afinal, sommelier é serviço, é uma profissão que vai além do conhecimento de vinhos. É sobre oferecer uma experiência agradável aos clientes e saber indicar as melhores opções para cada prato”, destaca Gustavo.

Infelizmente, Gustavo lamenta a diminuição do número de profissionais dedicados à carreira de garçom e aponta que a profissão vem perdendo espaço para atividades temporárias ou de meio período. Ele enfatiza que a hospitalidade e o serviço prestado pelo garçom são essenciais para o sucesso de um restaurante e merecem o devido reconhecimento.

O dia do garçom é uma oportunidade para celebrar profissionais, como Gustavo, que iniciaram sua carreira no serviço de alimentação e, com dedicação e paixão pelo que fazem, evoluíram para se tornar especialistas em um segmento tão fascinante como o dos vinhos.

Sobre a Cantu Importadora

A Cantu Importadora faz parte do Grupo Wine, líder no ranking de importação de vinhos no Brasil. A empresa possui mais de 18 anos de operação B2B, com presença nacional em mais de 15 mil pontos de venda e mais de 400 rótulos de vinhos renomados em seu portfólio. Seu propósito é trazer para o país grandes marcas de expressão mundial. Na gama de produtos, são mais de 50 produtores de 14 países. Apresenta valores e uma filosofia que permite à empresa trazer rótulos de vinhos de extrema qualidade, contando com sólida estrutura logística e capacidade operacional para atender todo o território nacional. A viabilidade da empresa estabeleceu-se através de fortes parcerias, firmadas com grandes vinícolas do mundo.

Mais informações em https://institucional.cantuimportadora.com.br/