Já estão abertas as inscrições para o curso “Empreender na Cultura é um Negócio Viável”, da produtora e consultora Eliz Galvão.  A iniciativa visa capacitar, gratuitamente, trabalhadores, artistas, grupos culturais e empresas que atuam nas atividades das artes visuais, música, literatura, cinema, gastronomia, moda, artesanato, entre outros, ligados à cadeia da economia criativa pernambucana. As vagas são destinadas aos moradores das cidades de Goiana (Zona da Mata Norte) e Caruaru (Agreste), e região.

As aulas serão realizadas de forma presencial. Os interessados devem realizar inscrição por meio do www.instagram.com/ligacriativa. Ao todo, serão disponibilizadas 25 vagas por cidade. Todos os participantes vão receber apostila e certificado. Mulheres (cis ou trans), pessoas pretas e pardas, terão prioridade nas vagas.  Pessoas com mobilidade reduzida, baixa visão e deficiência motora, além de prioridade nas vagas terão direito a transporte gratuito para chegar na formação. 

Durante a formação, os participantes vão aprender sobre desenvolvimento pessoal, estruturação de negócio, marketing para redes sociais, elaboração de portfólio, currículo artístico, proposta de venda, negociação com cliente e posicionamento no mercado. Além disso,  o público vai receber orientações sobre captação de recursos, noções de elaboração de projetos com foco, por exemplo, nos editais do Funcultura Pernambuco/2024.

A capacitação, realizada com incentivo da Secretaria de Cultura, Fundarpe, Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, também vai garantir a todos os participantes, ao final do curso, uma consultoria online com a facilitadora Eliz Galvão, para sanar dúvidas específicas dos participantes e seus modelos de negócio. 

O projeto também vai proporcionar aos inscritos rodas de diálogos com a presença de produtoras culturais, que atuam no mercado cultural de Pernambuco, que vão explanar sobre suas experiências. “Esta capacitação é aberta a todas as pessoas, com ou sem experiência, que atuam com criatividade, inovação e expressão cultural.  A economia criativa está com projeção de crescimento muito grande no Brasil, e, claro, precisamos estar preparados cada dia mais para as oportunidades. Isso vai nos ajudar a ganhar mais recursos, para potencializar as nossas carreiras artísticas e  negócios criativos ” explica Eliz Galvão, idealizadora do projeto e facilitadora das formações.

Na cidade de Goiana,  o tema do bate-papo será sobre  Gestão de Projetos, e a convidada é Tayná Nunes, produtora cultural com forte atuação local.  Outro assunto em questão é a Gestão de Carreiras, com a participação da produtora cultural, Lorieli Queiroz, da cidade de Aliança, também na Mata Norte de Pernambuco.

Em Caruaru,  a conversa será com a cantora e produtora, Riáh Oliveira, dialogando sobre Gestão de Carreiras; e a produtora cultural, Raquel Santana, conversando sobre Gestão de Projetos.

FACILITADORA DA FORMAÇÃO:

Eliz Galvão é empresária, produtora e consultora cultural. É responsável pela Liga Criativa, empresa de instrutoria com formações sobre produção cultural, elaboração, gestão de projetos e empreendedorismo artístico; além de criação de conteúdos sobre estes temas para redes sociais. Atuando desde 2009, já foi responsável por ministrar oficinas e cursos para mais de 70 turmas, alcançando um público superior a 5.000 participantes.

SERVIÇO: 

Polo Goiana

O quê: Formação sobre Empreendedorismo Cultural

Onde: Local: sede da Banda Curica, Rua do Rosário, 03 – Centro, Goiana – PE

Quando: Datas e Horários: 11 a 14/03/2024 (14 às 18h) e 15/03: (09 às 17h).

Inscrições abertas: https://forms.gle/KAFMGVHSPWKpeudd8

Polo Caruaru

O quê: Formação sobre Empreendedorismo Cultural

Onde: Teatro Experimental de Arte, Rua Carlos Laet, 352 – Indianópolis, Caruaru

Quando: Datas e Horários: 19,20, 26 e 27/03/2024 (9 às 17 horas)

Inscrições abertas: https://forms.gle/FwJwwvjzFfZd5ry38