Um acidente em uma academia do Ceará na última semana, quando um aparelho com carga de 150 kg caiu sobre as costas de um homem, causando uma grave lesão na coluna, acende o alerta para as medidas de segurança e autocuidado para quem frequenta esses espaços. 

De acordo com o coordenador do curso de Educação Física da Estácio Recife, Diogo Barbosa, academias de ginástica são ambientes que promovem saúde, mas se apresentam também como espaços perigosos e que exigem atenção dos praticantes para não causar acidentes.

“Ao chegar na academia, é preciso, em primeiro lugar, verificar com atenção a funcionalidade dos equipamentos e máquinas antes de utilizá-los. Também é recomendado guardar os pesos nos locais indicados após o término dos exercícios”, aponta o profissional de Educação Física.

Diogo Barbosa também orienta sobre a importância de se colocar em local seguro nos intervalos entre os exercícios e a ter atenção ao excesso de cargas nos treinos, o que pode gerar uma fadiga muscular e perda de força durante a série.

“É importante, também, ter atenção ao uso excessivo do celular ou aparelhos eletrônicos no momento do treino, pois pode gerar distração. Além disso, caso tenha qualquer dúvida sobre o uso dos equipamentos, chame o profissional responsável que poderá dar o suporte necessário para o uso correto”, finaliza o coordenador de Educação Física da Estácio Recife.