O fim de março marca a chegada do outono, no dia 20 de outubro. Com a entrada da estação, as temperaturas se tornam mais amenas e os dias mais curtos. Por ser uma estação intermediária, nem tão quente, mas também não tão fria, é uma ótima oportunidade para as pessoas darem mais atenção aos tratamentos da pele e corrigir possíveis excessos cometidos durante o verão. O principal deles é a mancha do melasma, que necessita de cuidados especiais, e, quanto mais cedo começar o tratamento, os resultados são melhores.
Para o dermatologista Erasmo Tokarski, é um período de retomar os cuidados. “É uma estação mais amena, perfeita para reparar danos que a pele possa ter sofrido durante a exposição ao sol, água salgada ou o cloro. É chegado também o período de preparação para o inverno, onde a seca impera e as temperaturas são baixas, causando ressecamento da pele”, explica.
De acordo com Tokarski, é nessa temporada que a hidratação deve ser intensificada, pois com o ar cada vez mais seco, o rosto pode perder umidade e ficar opaco. Confira as dicas do dermatologista:
Protetor solar é indispensável, mesmo nas temperaturas amenas. “No verão, ele costuma ser muito utilizado, mas esquecido nas outras estações do ano. O sol continua a causar danos, mesmo em temperaturas amenas, e o protetor solar é uma importante defesa”, explica Erasmo Tokarski.
Cuidado com a limpeza da pele. Por estar se preparando para uma estação mais seca, o ideal é lavar o rosto até duas vezes ao dia, pois limpezas em excesso podem ressecar mais a pele.
Hidrate-se sempre. A estação requer cuidados com a hidratação, para chegar com a pele preparada para o inverno, para evitar ressecamento e descamação. Hidratar-se com cremes hidratantes após as lavagens é importante, mas também tomar bastante água.
Evite banhos muito quentes. As temperaturas amenas convidam a um banho quente mais demorado, mas deve ser feito com cautela, para evitar a perda de hidratação da pele. Prefira temperaturas mornas da água.
Atente-se para a esfoliação da pele. O especialista Erasmo Tokarski indica a esfoliação da pele, como forma de renovação celular e também como forma de absorção dos produtos que cuidam da pele, como o hidratante.
Os lábios precisam de hidratação. São uma parte mais fina da pele e costumam ser os primeiros a manifestar os sintomas do ressecamento. Para evitar ardência e descamação, mantenha a rotina de hidratação também para os lábios.