Iniciativa faz parte do programa Gente Cuidando de Gente que há três meses atua intensivamente para diminuir os impactos da pandemia nas comunidades.

Em tempos nublados, quanto mais cores melhor. Febre entre adultos e crianças, a moda Tie Dye ganhou recentemente um espaço dedicado no Shopping Recife, em Boa Viagem, com tintas, corantes, camisas e oficinas para quem quer aprender e se aperfeiçoar nessa brincadeira. Como se reinventar é a pauta do momento, o espaço fechou uma parceria com a CUFA Pernambuco para capacitar as mães da favela, em mais uma etapa do projeto Gente Cuidando de Gente que tem o objetivo de minimizar os impactos da pandemia da Covid-19.

“A terceira etapa das nossas ações irá focar na retomada da economia, na formação técnica das pessoas da favela. Esse convite chegou no momento certo. Tie Dye está em alta e é uma oportunidade para empreender”, avalia Altamiza Melo, presidente da CUFA Pernambuco. A loja Tie Dye abriu um horário, todas as terças, das 13h às 13h40, até o dia 21 de outubro para ensinar a técnica com toda a segurança que o momento pede. Para se inscrever, os interessados devem procurar a CUFA através das redes sociais ou do e-mail [email protected].

“Ressignificar e reciclar se tornaram grandes passatempos em tempos tão incertos. A Tie Dye é técnica de descolorir – ou tingir – roupas com foco no conforto, mas sem perder o estilo – o famoso ‘comfy chic’. Somar forças com uma iniciativa tão bacana, que nos convida a repensar hábitos e atitudes, essa é um incentivo a mais para a gente. Agradeço a acolhida de Altamiza e de toda a CUFA”, comenta a produtora Ju Martins, da Libre Promo, responsável pela operação da loja no Shopping Recife.

Gente cuidando de gente: Iniciativa que circula a periferia da Região Metropolitana do Recife com a missão de diminuir os impactos da crise econômica que a pandemia da COVID-19 instaura na cidade, como a falta de acesso à alimentos e materiais de proteção como máscaras e produtos de higiene da famílias em vulnerabilidade social. Ações testeagem para o novo coronavirus, de sanitização e doação de refeições também integram as ações que acontecem periodicamente em cada favela, que recebe junto de cada kit, manuais de prevenção e orientações contra o contágio do coronavírus.

Ao todo, quarenta mobilizadores espalhados atuam nas mais de 500 favelas atendidas. Um total de 114 mil pessoas dos municípios de Olinda, Camaragibe, São Lourenço, Paulista, Igarassu e Jaboatão dos Guararapes foram beneficiados pelo projeto. Cestas básicas, kits de higienes, máscaras, álcool em gel a 70% são recebidos por parceiros e patrocinadores e distribuídos a cerca de 24 mil famílias espalhadas em 50 comunidades.

Loja Tie Dye: Tudo para Tie Dye em um único lugar: tintas, corantes, camisas e oficinas para quem quer aprender e se aperfeiçoar nessa brincadeira.Horário de funcionamento: 12h às 20h.Com todo conforto e segurança, o espaço atende até 12 pessoas por sessão, de terça a domingo, das 12h às 20h. A Loja Tie Dye ficará disponível ao público até o dia 21 de outubro.