A empresa italiana é a primeira operadora de cruzeiros a obter a certificação do sistema de prevenção de risco biológico a bordo, desenvolvido pelo RINA; Com o reinício da operação na atual situação e considerando a orientação de especialistas, a empresa realizará testes de swab em todos os hóspedes antes do embarque

A Costa Cruzeiros continua trabalhando para um início responsável e seguro de suas operações, agendado para setembro, e se torna a primeira empresa de cruzeiros a obter a certificação “Biosafety Trust” pelo RINA, empresa com mais de 150 anos, responsável por testes, inspeção, certificação e classificação de navios.

O processo de certificação, realizado por meio de auditorias, examina todos os aspectos da vida a bordo e em terra – desde os procedimentos de embarque aos serviços de hotelaria, alimentação, fitness, áreas de relaxamento e excursões em terra – e avalia a conformidade do sistema com os procedimentos destinados à prevenção e controle de infecções.

Para obter a certificação do RINA, a Costa criou e implementou módulos específicos de treinamento para a tripulação de acordo com o novo protocolo de segurança Costa, que reúne medidas e procedimentos de saúde e higiene. Os treinamentos reforçam os procedimentos rigorosos desenvolvidos pela companhia marítima, com o apoio científico de especialistas independentes, em resposta a situação do COVID-19, e que já estão sendo adotados a bordo e em terra para a retomada segura e responsável das operações.

Com base na atual situação epidemiológica e considerando a opinião e orientação de especialistas, a Costa instituirá testes de swab para todos os hóspedes antes do embarque desde a primeira saída do Costa Deliziosa, prevista para 6 de setembro de Trieste, Itália, e para o acompanhamento em todos os navios que retornarão gradualmente à operação.

O teste será realizado dentro dos procedimentos de pré-embarque que foram definidos de acordo com os protocolos das autoridades sanitárias e o Protocoloco de Segurança da Costa. O teste identificará os casos suspeitos que poderão ser submetidos ao teste de PCR para verificação posterior, determinando a possibilidade de embarque. A empresa também oferece aos seus hóspedes a opção de um seguro dedicado, com serviços específicos em caso de necessidade.

A volta dos cruzeiros da Costa será progressiva e em nome da máxima segurança para hóspedes, tripulações e comunidades de destino. Por esse motivo, a empresa optou por oferecer roteiros apenas na Itália, reservados exclusivamente para hóspedes italianos, para os cruzeiros de setembro. O primeiro navio a operar será o Costa Deliziosa, no dia 6 de setembro de 2020, oferecendo roteiros partindo de Trieste para visitar Bari, Brindisi, Corigliano-Rossano, Siracusa e Catânia.  A partir do dia 19 de setembro de 2020, o Costa Diadema também retoma a operação com roteiros de sete dias com embarque em Gênova para visitar Civitavecchia/Roma, Nápoles, Palermo, Cagliari e La Spezia.

Sobre a Costa Crociere

A Costa Crociere é a companhia marítima italiana integrante da Carnival  Corporation & plc, a maior empresa de cruzeiros do mundo. Há 72 anos a frota da Costa Crociere navega pelo mundo e oferece o melhor do estilo italiano, da hospitalidade a alta gastronomia, fazendo das férias uma experiência única a bordo. As embarcações incluem o que há de mais moderno em diversão, além de oferecer opções para aqueles que desejam relaxar. Possui 15 navios em serviço, a maior frota da Europa.

Além disso, um primeiro navio de última geração foi entregue em 2019 e o outro será em 2021: eles apresentam um “projeto verde” revolucionário e é conduzido por gás natural liquefeito (GNL), combustível fóssil mais limpo do mundo, o que representa um grande avanço ambiental. A Costa reflete a excelência italiana surpreendendo seus clientes todos os dias com experiências de férias únicas e inesquecíveis graças aos 27.000 associados de Costa em todo o mundo que, por sua vez, trabalham todos os dias para oferecer o melhor da Itália em férias de cruzeiro por meio de 140 itinerários diferentes, 261 destinos e 60 portos de embarque.