Projeto leva contação de histórias, música e poesia ao Museu do Estado de Pernambuco. Serão dois encontros gratuitos por mês, começando em julho.
Não é pequeno o número de pessoas que pensam que museus se resumem a espaços de quinquilharias e coisas velhas. Para quebrar esse paradigma e aproximar cada vez mais as crianças do universo fantástico das Artes, o grupo As Trovadoras estreia ‘Contos e Encantos no Museu’. Com incentivo do Funcultura, o projeto propõe dois encontros mensais, no Museu do Estado de Pernambuco, com acesso gratuito.
A ideia do ‘Contos e Encantos no Museu’ é fazer um intercâmbio entre as artes visuais e a literatura oral, na qual histórias, poemas, canções e a arte de interpretar dialogam com as obras expostas no MEPE, para apresentar ao público infantil um mix cultural. “Enquanto os adultos considerarem o museu um espaço de coisa morta, mais remota será a possibilidade de a criança ressignificar esta visão. Nós queremos levar para as crianças a ideia de que o museu é um espaço de troca, descoberta, produção de sentido, criação, espaços de memória, de história, de vida”, explica Camila Puntel, uma das integrantes do grupo, que ainda conta com Bruna Peixoto e Adélia Flô.
A programação do projeto está dividida em dois encontros mensais. O “Cardápio Cultural”, que deverá acontecer na primeira quinzena de cada mês, com apresentações artísticas abordando as datas comemorativas e folclóricas daquele período, com acesso gratuito e aberto ao público. Já no “Contos no Museu”, que acontecerá sempre na última quarta-feira do mês, o grupo fará intervenções com poemas, histórias e canções que falem sobre as obras expostas no MEPE. Este último será exclusivo para alunos de escolas públicas. Nas apresentações As Trovadoras usam de recursos lúdicos como bonecos de pano, artesanatos, instrumentos musicais que se transformam em personagens, entre tantos outros.
Excepcionalmente neste primeiro mês, serão dois encontros do Cardápio Cultural, nos dias 7 e 15 de julho, a partir das 10h, no Museu do Estado de Pernambuco. No dia 7, a temática será “Poesias Brincantes”, com brincadeiras de antigamente – cantigas de roda, brincadeiras de rua, cantigas – embaladas por canções populares e composição do grupo. A estreia do projeto contará com a acessibilidade do tradutor de libras.
“Poesias da Natureza” será a temática do dia 15. Nessa proposta o grupo, com suas cestas de piquenique, promove um piquenique de poesia voltado para o tema sustentabilidade e cuidados com a natureza. Com um repertório musical que canta as belezas naturais e o amor pela natureza o trio vai soltando as poesias e encantando o público infantil e também adulto.
“Crianças, jovens e adultos irão viver dias de aventuras e descobertas nesse espaço fantástico que é o Museu do Estado, onde poesia, música, histórias, quadros, objetos se misturam com obras de artistas daqui e dacolá numa grande e incrível ciranda das artes. A porta está aberta para todo o público”, convida Bruna Peixoto.
DATAS E HORARIOS:
* CARDAPIO CULTURAL (Evento gratuito aberto ao público)
7 de julho (sábado) | 10h
15 de julho (domingo) |10h
5 de agosto (domingo) |10h
2 de setembro (domingo) |10h
7 de outubro (domingo) |10h
18 de novembro (domingo) |10h
2 de dezembro | 10h
* CONTOS NO MUSEU
Todas as últimas quartas-feiras de cada mês, com tradução de Líbras.
Agendamento prévio com as escolas pelo telefone (81) 99518-5212- Ytalo