Tamiris Pitana, nutricionista da Água Doce Sabores do Brasil, explica como escolher e diferenciar cada tipo da verdura
Presente nas refeições do cotidiano, de entradas até pratos principais, a alface é conhecida por ser um ingrediente extremamente versátil e rico em nutrientes, auxiliando na perda de peso e na saúde dos olhos, além de evitar o envelhecimento precoce da pele e ajudar a regular o açúcar no sangue. Com tantos formatos, texturas e sabores, a nutricionista da Água Doce Sabores do Brasil, Tamiris Pitana, explica quais são os diferentes tipos de alface, os benefícios e as adaptações da verdura em cada receita.
Como escolher e armazenar a alface?
A vida pós-colheita da folhagem é muito curta, com isso, é importante verificar se as folhas estão frescas, sem partes amassadas, apresentando a aparência brilhante, firme e sem áreas escuras ou amareladas. O ideal é armazenar o ingrediente na geladeira, em um pote com tampa ou em um saco plástico perfurado, assim é possível manter a qualidade do alimento por mais tempo.
Alface Americana
A mais comum nos supermercados e na alimentação dos brasileiros, a alface americana é ideal para saladas e sanduíches. Possui um alto teor de água e proporciona um sabor mais suave comparado aos outros tipos de alface, apresentando uma textura mais firme e crocante.
Alface Crespa
Ideal para saladas, a alface crespa tem fósforo e cálcio na composição, além de ser rica em antioxidantes e fibras, auxiliando na saúde digestiva. Apresenta um sabor mais amargo e folhas crespas e crocantes.
Alface Romana
Muito utilizada no preparo da salada Caesar, a alface romana possui folhas longas, resistentes e crocantes. Apresenta sabor levemente amargo, resistência ao calor e é fonte de vitamina A e C. Também conta com antioxidantes que auxiliam na prevenção de diabetes e doenças do coração.
Alface Roxa
Com a cor vibrante e muito utilizada para embelezar os pratos, a alface roxa apresenta a presença de antocianinas, poderosos antioxidantes, além de ser composta de 96% de água, contribuindo com a hidratação. O sabor é mais intenso que os outros tipos de alface, sendo bem aceita em pratos que contam com um mix de folhas.
Alface Lisa
Fonte de cálcio e potássio, a alface lisa é conhecida por suas folhas longas e macias. Apresenta um sabor mais suave e refrescante que os outros tipos de alface e é ideal para ser utilizada na montagem de hambúrguer ou outros lanches por resistir a altas temperaturas.
Alface Frisada
Conhecida também como alface frisée, a alface frisada contém vitamina A e C, cálcio e fósforo. Com folhas finas e frisadas, tem textura crocante e sabor amargo. Muito utilizada em saladas que exigem melhor apresentação e proporcionam crocância ao prato.
Alface mimosa
Com as folhas soltas e delicadas, podendo apresentar as pontas na cor roxa, a alface mimosa proporciona um sabor levemente amargo, com uma textura leve e suave. É menos crocante que os outros tipos de alface, sendo perfeita para a combinação com outros vegetais por conta do seu sabor acentuado.
Sobre a Água Doce:
Os restaurantes da Água Doce são destino para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento. O cardápio é extenso, repleto de delícias da culinária brasileira servidas em fartas porções e pratos. Além do extenso menu de cachaças e drinques, a casa é reconhecida pelo melhor Escondidinho do País, presente nas versões tradicional (carne de sol), camarão, frango e bacalhau, além das versões vegetarianas de palmito e alho-poró. Explorando o conceito rústico, os restaurantes proporcionam espaço aconchegante aos clientes, com música ao vivo e espaço kids, mais conhecido como Doce Cantinho. Atualmente, são 80 unidades em sete estados. Além do conceito de restaurante completo, a rede possui dois modelos enxutos com investimentos menores: a Água Doce Express, que conta com um cardápio mais enxuto e foco em almoço e happy hour, além do tradicional jantar; e a Água Doce Delivery, focado nas entregas em domicílio e take away.