O óleo de babaçu, extraído de uma palmeira abundante nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, representa uma fonte de recursos econômicos e ambientais valiosos. A palmeira de babaçu, fundamental para o ecossistema local, serve não apenas como base para a produção de óleo, mas também como um pilar para a biodiversidade da região.
O Óleo Babaçu da Floresta Viva Regenera, por exemplo, pode ser usado com segurança na culinária, sendo ideal para refogar, untar e fritar, sem perder suas propriedades nutricionais quando exposto a altas temperaturas. Sua adaptabilidade o torna um substituto ideal para outros óleos em receitas diversas, incluindo massas, bolos e biscoitos, o que reflete sua ampla aplicabilidade e aceitação entre os consumidores preocupados com a saúde. Rico em ácido láurico (cerca de 50%), possui também ácido oleico, mirístico, cáprico e caprílico. Outro ponto importante é que ele pode substituir o oleo convencional sem deixar sabor residual.
Além dos usos culinários, o óleo de babaçu também pode ser usado na manutenção da beleza, já que ele é rico em ácido láurico, auxiliando na hidratação dos cabelos e da pele, inclusive as oleosas. Na saúde, ele também ajuda no equilíbrio da flora intestinal, além de ter ações antienvelhecimento e anti-acne, graças à abundância de vitaminas e suas propriedades anti-inflamatórias. E, no planeta, o produto proveniente da Viva Regenera é exclusivo do extrativismo sustentável, preparado por povos da floresta do Xingu, na Amazônia.
Sobre a Regenera Ventures:
A Regenera Ventures administra, investe, acelera e conduz projetos e negócios em early stage que apresentam grande potencial de transformar as pessoas, beneficiar comunidades, restaurar ecossistemas e cuidar do planeta. O propósito é contribuir para promover o bem-estar das pessoas, gerar prosperidade coletiva e harmonia entre todos os seres e destes com o planeta. Os negócios que fazem parte de nossa família regenerativa são: Viva Regenera, Viva Plantopia, Viva Floresta, Cookoa Chocolates, Regenera Global, Selva & Paz e Agroforestry Carbon.