Divididos em quatro tipos principais, os estilos de comunicação são perfis comportamentais que definem a forma como nos expressamos.
Você já deve ter percebido que cada pessoa tem um jeito de se comunicar, não é? Enquanto algumas são mais reservadas e observadoras, outras já se expressam de forma mais empolgada e expansiva. E como diz o famoso ditado: tá tudo bem! Porque não tem certo nem errado quando o assunto são estilos de comunicação.
Os estilos de comunicação são perfis comportamentais que definem as diferentes maneiras pelas quais as pessoas compartilham suas emoções, sentimentos e ideias. Seja por meio da oratória, da linguagem corporal ou da escrita, os estilos de comunicação se manifestam a partir de quatro tipos principais: amigável, analítico, controlador e expressivo.
No geral, cada pessoa possui um estilo de comunicação predominante. Mas assim como não existe um estilo de comunicação pior nem melhor, também é verdade que o nosso perfil comunicador pode mudar de acordo com a pessoa com quem falamos e até do contexto em que nos encontramos.
Quer saber como identificar cada estilo de comunicação e entender qual o estilo comunicativo melhor descreve o seu perfil? A fonoaudióloga e especialista em comunicação, Mirna Abou Rafée, explica mais sobre cada estilo de comunicação.
Estilo de comunicação amigável
O amigável é o gente boa do grupo. Quem tem esse estilo de comunicação é, geralmente, mais extrovertido, simpático e cooperativo, sendo muito eficaz para lidar com a convivência em grupo e o trabalho em equipe.
O estilo de comunicação amigável também representa as pessoas que gostam de conversar e resolver conflitos. Sempre com muito jogo de cintura, uma voz melódica e uma boa articulação, o perfil amigável é capaz de equilibrar qualquer situação, ao mesmo tempo em que ainda são grandes ouvintes.
Estilo de comunicação analítico
As pessoas com estilo de comunicação analítico têm sempre um número ou fato na manga. A partir de um raciocínio lógico e sistemático, elas costumam analisar muito bem todos os aspectos de um papo ou discussão antes de defender o seu lado.
Mirna Abou Rafée fala que é até por isso que quem tem esse estilo de comunicação é mais reservado e introvertido. A voz geralmente é pouco modulada e com velocidade reduzida. Enquanto que, na linguagem corporal, o estilo analítico se traduz em gestos contidos e precisos.
Estilo de comunicação controlador
O pragmatismo permeia todas as estratégias de quem demonstra um estilo de comunicação controlador. Apesar do nome soar como algo negativo, o aspecto controlador deste estilo de comunicação não é ligado a nada prejudicial. Pelo contrário, a eficiência e o domínio das situações de comunicação fazem das pessoas com esse perfil ótimas líderes.
O estilo de comunicação controlador é direto e determinado. Para isso, ele se vale de pouca variação no volume da voz e de um discurso sem rodeios, que transmite credibilidade e segurança.
Estilo de comunicação expressivo
Assim como o amigável, o estilo de comunicação expressivo também caracteriza as pessoas mais expansivas e carismáticas.
A diferença aqui é que, enquanto o amigável se esforça para que todos sejam ouvidos e tenham atenção, o expressivo gosta de trazer o foco para si.
O estilo de comunicação expressivo ainda pode ser descrito como persuasivo e espontâneo. Não é à toa que quem possui esse perfil é visto como uma pessoa criativa, inovadora e bem articulada.
Por que conhecer seu estilo de comunicação?
Além de facilitar a troca e a conexão com seu interlocutor, a consciência sobre o seu estilo de comunicação também aumenta o seu poder de influência sobre o outro e melhora o engajamento das pessoas no momento de um diálogo.
Existem algumas maneiras de descobrir o seu estilo de comunicação. Uma delas é observar como você se comunica em diferentes situações e com diferentes pessoas, identificando padrões e características recorrentes. Outra opção é pedir feedbacks de amigos, familiares e colegas de trabalho sobre como eles percebem sua comunicação. Também é possível buscar a ajuda de um profissional, como um fonoaudiólogo, que pode aplicar testes e analisar sua comunicação de forma mais aprofundada, fornecendo orientações e técnicas para aprimorar seu estilo comunicativo.
Além disso, é importante estar aberto a receber os feedbacks e estar disposto a trabalhar na melhoria da sua comunicação. Isso inclui estar atento às suas expressões, linguagem corporal, tom de voz e escolha de palavras. Também é válido observar como diferentes estilos de comunicação se manifestam em outras pessoas e como você pode se adaptar a eles para uma comunicação mais eficaz.
Outra dica é praticar a empatia e tentar entender o estilo de comunicação do outro. Isso pode ajudar a criar uma conexão mais forte e evitar conflitos. Lembre-se de que a comunicação é uma via de mão dupla, e é importante estar aberto a ouvir e compreender o outro lado.
“Não se esqueça também de que os estilos de comunicação podem mudar de acordo com o contexto e a pessoa com quem se está interagindo. Portanto, é importante estar ciente do seu próprio estilo e também estar preparado para se comunicar de forma eficaz em diferentes situações.”. Conclui Mirna Abou Rafée.
Idealizadora da Yutter, Mirna Abou Rafée é tagarela por vocação e apaixonada por comunicação. Acredita que tão importante quanto o que se diz é como se diz. Defende que uma comunicação autêntica e bem desenvolvida faz você sair na frente e garantir um lugar de destaque, seja onde for. Afinal, uma boa fala tem o poder de valorizar qualquer discurso.
Fonoaudióloga formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Especialista em voz pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia com duas pós-graduações
Mentora de comunicação de líderes e executivos de empresas de diversos segmentos
Participação no programa de neurociências na Universidade de Yale em Connecticut/USA