Casamentos são eventos marcantes, em que cada detalhe contribui para a criação de uma atmosfera especial. Quando o assunto é a combinação entre vinhos e buffet, a escolha adequada pode elevar a experiência gastronômica a um outro nível. “Na seleção dos vinhos, é importante considerar não apenas o perfil de sabor dos pratos, mas também o estilo do evento e as preferências dos noivos”, diz Thamirys Schneider, sommelière da Wine, maior clube de assinatura de vinhos do mundo e maior importadora de vinhos do Brasil.
A especialista comenta a seguir algumas tendências em ascensão e explica como harmonizar vinhos com cada menu escolhido. “Vale lembrar que essas tendências passam por adaptações, pois têm a influência do estilo do casal, além de ter variações entre as regiões brasileiras”, complementa Schneider.
Menu Sustentável (“zero waste”) e casamento na praia
Muitas coisas envolvem um casamento com a temática da sustentabilidade, desde o local escolhido até os materiais eco-friendly, a decoração e até mesmo a vestimenta. Dentro desta proposta, a ideia é gerar o menor impacto possível ao meio ambiente, reduzindo o lixo gerado e, na medida do possível, reciclando. A preferência é por alimentos orgânicos locais e da estação. Além de ser ecologicamente correto, também reflete na economia local, focando nos insumos e produções locais.
Neste cenário, é importante optar por um menu que traga elementos do local onde será o casamento. Por exemplo, se o seu casamento for na praia, invista em pratos com peixes e frutos do mar, ou, a depender de onde você estiver, com as frutas da região e estação.
À beira mar, pratos mais leves e refrescantes combinam bem com a temática do lugar. É claro que os pratos serão escolhidos de acordo com a preferência do casal, mas se possível vale adaptar de uma forma que sejam leves e refrescantes tal qual o cenário praieiro, assim a sinestesia do casamento estará em perfeita harmonia.
Uma escolha leve e elegante é o salmão, você pode variá-lo com diferentes molhos, sejam eles em receitas cítricas, agridoces ou regadas ao molho branco. Um vinho que tem boa harmonização com essas variedades é o espanhol Esteban Martín D.O. Cariñena Chardonnay Macabeo Blanco 2023, um blend muito saboroso e refrescante elaborado com as uvas Chardonnay e Macabeo na D.O. Cariñena pela Bodegas Esteban Martin, eleita em 2020 a vinícola espanhola mais sustentável pela Lux Life Food & Drink Awards e também premiada pela Academia Aragonesa de Gastronomia como Melhor Vinícola de Aragão 2020. Trata-se de uma vinícola inovadora, familiar e pioneira no compromisso com a em sustentabilidade ambiental em território espanhol, buscando o equilíbrio entre meio ambiente e as ações humanas.
Menu Vegano, harmonização com pratos estruturados
A cada ano, cresce o volume de pessoas adeptas ao estilo de vida vegano, o que impacta na procura por esse tipo de menu nas festas de casamento. Com isso, o menu vegano tem ganhado mais sabor e sofisticação, deixando para trás as saladas e proteínas de soja insossas. É possível oferecer pratos saborosos e bem estruturados que não contenham nada de origem animal, e ainda assim harmonizar com vinhos tintos mais intensos. Ou seja, não é preciso abrir mão do vinho tinto para harmonizar um menu sem proteína animal.
Pratos como risoto de cogumelos e rúcula, berinjela com arroz frito acompanhada de creme de mandioca, polenta mole com ragu mediterrâneo, risoto de arroz vermelho com shitake, cuscuz marroquino com legumes grelhados, espaguete alla norma e quibe assado de berinjela defumada, por exemplo, têm peso para acompanhar vinhos tintos com mais corpo.
Para harmonizar estes pratos, é importante escolher um vinho tinto com corpo médio, taninos macios e com acidez média-alta, pois além de trazer frescor, ajuda a limpar o paladar. Outra dica é se atentar ao rótulo do vinho para certificar que é um produto vegano, já que há exemplares que podem ingredientes de origem animal em algumas etapas do seu processo produtivo, como claras de ovo, caseína de leite e gelatina ou Isinglass (“cola de peixe”).
O chileno La Playa Terroir Selection Valle de Colchagua Carménère 2019 é uma boa sugestão para essa ocasião. É da linha La Playa Wines, que tem como premissa “vinhos com propósito” e, dessa forma, é a primeira vinícola latina a participar do projeto 1% for The Planet, projeto que visa arrecadar 1% das vendas para apoiar causas ambientais e restaurar o ecossistema. Além dessas práticas sustentáveis, são vinhos que possuem o selo Vegan Friendly, ou seja, não levam proteína animal em sua vinificação e são adequados para veganos. Elaborado com a uva tinta emblemática Carménère, é um vinho que amadureceu 16 meses em barricas de carvalho francês e apresenta agradável complexidade aromática, além de notas elegantes que vão desde as frutas vermelhas à nuances de tostado.
(https://www.wine.com.br/
Comida de Rua Gourmet – Estilo Midnight Fast Food
Para quem busca uma opção prática, divertida e fora do convencional, a inspiração nas comidas de rua estão conquistando cada vez mais aos noivos e também virando tendência no Brasil. Seguindo esta proposta, a imaginação pode fluir, incluindo no menu desde um jantar servido pelo buffet em formato fast food ou contratando food trucks com diferentes propostas, tais como pizzas, cachorro-quente e hambúrgueres.
Para acompanhar esse menu mais arrojado e informal, é preciso escolher uma linha de vinhos que acompanhe bem a diversidade de sabores da ocasião. Uma boa dica é a linha argentina Dadá, desenvolvida pela vinícola argentina Finca Las Moras, que tem como objetivo desenvolver vinhos para surpreender os sentidos. São vinhos irreverentes, atrevidos, que transformam o comum em extraordinário ao desafiar o tradicional utilizando barricas de carvalho com intensidades diferentes de tosta para acentuar notas únicas em cada uma das variedades. Com isso, a dica para este menu é o Finca Las Moras Dadá Nº 1 Art Wine 2021, um blend das uvas Malbec e Bonarda com um perfil jovem, moderno, macio, fácil de beber e agradável.
(https://www.wine.com.br/
Menu Brasileiro, diversidade e sabor
Um menu brasileiro costuma variar bastante de acordo com a região e cultura gastronômica priorizada no evento. Pode incluir desde carnes vermelhas até peixes e frutos do mar em pratos como feijão tropeiro, feijoada, bobó de camarão, moqueca de peixe, polenta mole com ragu de porco, escondidinho de carne seca e até mesmo comidas inspiradas nos botecos como mandioca e polenta frita, coxinha e bolinho de bacalhau, entre outros.
Para harmonizar esse amplo leque de ingredientes, vale apostar num vinho coringa, como um espumante rosé. Este tipo de vinho tem estrutura, frescor e expressividade para acompanhar diferentes receitas, desde carnes vermelhas até frutos do mar, passando por saladas e alguns molhos para massas. Sem dúvidas, o espumante rosé é o que você precisa para um menu tão diversificado quanto o menu brasileiro.
A sugestão para esta proposta é o Espumante Mirablau Rosé Brut, um vinho espanhol fácil de beber e agradar, elaborado pela Bodegas Lozano na região de La Mancha, com duas uvas tintas emblemáticas da Espanha, Tempranillo e Bobal. A Tempranillo traz para esse espumante sua textura envolvente, sedosa e macia e suas marcantes notas de frutas vermelhas, já a Bobal dá seu toque na coloração e acidez, deixando esse vinho vibrante. O espumante é rosa claro, com perlage fina e persistente, frutado, leve, refrescante, versátil e marcante. Sem dúvida, é um exemplar que garante frescor, leveza e versatilidade.
(https://www.wine.com.br/
Cocktails Personalizados, liberdade para criar
Outra tendência que chegou para ficar nos buffets de casamento é a criação de cocktails personalizados. Nesta proposta, são criados drinks exclusivos que tenham a ver com o casal e a proposta do evento.
Vinhos são ótimos elementos para compor drinks marcantes e deliciosos. Uma boa dica é escolher um espumante com final de boca mais adocicado, que tenha acidez vibrante para proporcionar agradável frescor e cremosidade no paladar para trazer elegância, o que costuma agradar a maioria. Para acompanhar os drinks, aperitivos leves como canapés de salmão defumado, mini bruschettas, frutas frescas, camarões grelhados e crostinis de queijo brie com geleia de figo são uma escolha certa.
A recomendação para um casamento com cocktail caprichado é o Espumante Undurraga Demi-Sec. Elaborado pela Undurraga, uma das vinícolas de maior renome no Chile e mundialmente famosa pela produção de espumantes, é feito com as uvas Sauvignon Blanc, Syrah e Chardonnay pelo Método Charmat (segunda fermentação em tanques de aço inox), para exaltar seu caráter frutado e seu frescor arrematador. Com notas de frutas cítricas, frutas de caroço como pêssego, frutas tropicais e flores, este exemplar possui frescor, cremosidade e maciez, com final de boca adocicado. A sugestão, inclusive, também é interessante para harmonizar com bolos e sobremesas à base de massa neutra e chocolate branco, frutas e baunilha.