O FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL chega à sua 19ª edição com diversos títulos já confirmados. Com início no dia 7 de novembro e término em 8 de dezembro deste ano, o  evento conta com uma programação gratuita de filmes inéditos e uma retrospectiva sobre o humor do cinema italiano. Até o momento, mais de 70 cidades foram confirmadas e irão exibir as obras do Festival. Confira a lista completa das praças aqui. Além disso, todos os longas do Festival estarão disponíveis no streaming.

Abaixo, confira cinco títulos imperdíveis que estarão disponíveis durante o Festival.

  • 1 – ADEUS, GAROTO (CIAO, BAMBINO)

Longa de Edgardo Pistone compõe a Mostra Inédita do Festival. Na trama, acompanhamos Attilio, um jovem que vive em um bairro popular de Nápoles, e recebe a missão de proteger uma jovem prostituta. Com o passar do tempo, o protagonista acaba se apaixonando por ela, mas não pode admitir abertamente. É neste momento que seu pai é liberado da prisão e pede que Attilio salde uma dívida por ele. Por conta disso, Attilio se vê diante de uma escolha difícil: o amor pela garota ou a lealdade ao pai. Para mais informações e ficha técnica do filme, clique aqui.

  • 2 – O OURO DE NÁPOLES (L’ORO DI NAPOLI)

Grande clássico de 1954 do diretor italiano Vittorio De Sica, O Ouro de Nápoles está presente no Festival na Programação de Filmes Clássicos e é uma antologia de histórias ambientadas em uma das mais icônicas cidades da Itália: Nápoles. No total, são seis relatos no longa: o de uma vendedora de pizza com humor instável e que acaba de perder seu anel; um palhaço que está sendo explorado por um mafioso; uma prostituta que se casa; o funeral de uma criança morta; um jogador fracassado e um professor que diz ter e vender sabedoria. Na medida certa, as histórias trazem o verdadeiro espírito caótico de uma cidade italiano conhecida por seu caos. Para mais informações e ficha técnica do filme, clique aqui.

  • 3 – EU, CAPITÃO (IO, CAPITANO)

A obra de Matteo Garrone, ainda que não inédita no Brasil, será homenageada e será exibida no Festival de Cinema Italiano. Indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional, acompanhamos na trama a jornada dos jovens irmãos Seydou e Moussa que decidem deixar sua cidade, Dakar, no Senegal e buscar uma nova vida na Itália. Para mais informações e ficha técnica do filme, clique aqui.

  • 4 – O PEQUENO DIABO (IL PICCOLO DIAVOLO)

Obra de 1988, o longa faz parte da Programação da Retrospectiva da Comédia Italiana. Na trama, Roberto Benigni é o diabo em pessoa e está cansado de sua monótona vida no inferno. Na busca por novos “ares”, ele decide encarnar-se em uma mulher chamada Giuditta. Um padre provinciano, então, é chamado e realiza o exorcismo. O que o membro da Igreja Católica não sabe, porém, é que o personagem de Begnini vai virar sua vida de cabeça para baixo. Para mais informações e ficha técnica do filme, clique aqui.

  • 5 – TOQUINHO: ENCONTROS E UM VIOLÃO

Presente na Mostra de Filmes Inéditos, o documentário é dirigido por Erica Bernardini e traz depoimentos de amigos e conhecidos de Antonio Pecci, popularmente conhecido como Toquinho. O longa traz imagens de arquivos de shows, entrevistas, vídeos na Itália e celebra os 56 anos de carreira desse ícone da música. Para mais informações e ficha técnica do filme, clique aqui.

O FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL foi fundado pela Câmara do Comércio Italiana de São Paulo – ITALCAM, e conta com o patrocínio e a colaboração da Embaixada da Itália. Três anos atrás, a Embaixada da Itália lançou o projeto de exibir os filmes do Festival também presencialmente no Brasil inteiro com o objetivo de divulgar a Cultura Italiana por meio do seu Cinema, conhecido no mundo inteiro pela sua criatividade e genialidade. O projeto virou um enorme sucesso e este ano estará presente em mais de 120 salas de projeção.

O Festival tem, pelo quarto ano consecutivo, o patrocínio da Pirelli, como patrocinador master do festival. “O Festival de Cinema Italiano é um evento importante na agenda anual e celebra a forte presença da cultura italiana no Brasil, onde a Pirelli contribui de forma significativa há quase um século”, diz Cesar Alarcon, CEO e Vice-Presidente Sênior da Pirelli para a América Latina.

Confira aqui todas as informações dos longas inéditos que serão exibidos na 19ª edição do FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL e, para acessar as informações dos longas da Mostra Retrospectiva, clique aqui.

O FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL estará presente em mais de 70 cidades em todo o Brasil. Confira aqui a lista atualizada das praças que contemplam o Festival.

  • SOBRE OS FILMES

O PEQUENO DIABO  PICCOLO DIAVOLO (Il Piccolo Diavolo)
Direção:
Roberto Benigni
Elenco: Roberto Benigni, Walter Matthau, Stefania Sandrelli, Nicoletta Braschi
País: Itália
Ano: 1988
Duração: 1h 41min
Gênero: Comédia / Fantasia / Romance
Sinopse: Roberto Benigni é o diabo em pessoa. Com 400 anos de idade, ele está cansado de sua monótona vida no inferno. Na busca de novos “ares”;, o pequeno e ingênuo diabo resolve encarnar-se em uma mulher gorda chamada Giuditta. Para ajudá-la, o padre provinciano Maurice (Walter Matthau) é chamado e realiza o exorcismo. Mas o maligno ser está relutante em retornar para a “casa” e por isso, resolve esconder-se na igreja, decidido a atormentar a vida do pobre padre. Passando-se por seu sobrinho, este ser atrapalhado e falador passa a armar as maiores confusões, já que não conhece as malícias e os costumes do mundo dos homens.
Premiações: Prêmio David di Donatello: Vencedor: Melhor Ator (Roberto Benigni); Prêmios Golden Ciak: Vencedor: Melhor Ator (Roberto Benigni)
Classificação: 16 anos

O OURO DE NÁPOLES (L’Oro di Napoli)
Direção:
Vittorio De Sica
Elenco: Totò, Sophia Loren, Lianella Carell
País: Itália
Ano: 1954
Duração: 2h 18min
Gênero: Comédia / Drama
Sinopse: Nesta antologia de histórias ambientadas em Nápoles, maridos e esposas navegam pela fidelidade, traição, uma variedade de vícios e a grande guerra dos sexos. Sophia Loren, aos 20 anos, interpreta a esposa calorosa do pizzaiolo local.
Destaque: Seleção Oficial Festival de Cannes em 1955. Filme de pré-abertura do 81º Festival de Cinema de Veneza, comemorando o 50º aniversário da morte de Vittorio De Sica e o 70º aniversário do filme. Vittorio De Sica, que também interpreta o papel do Conde Próspero, era conhecido por escolher atores diretamente das ruas. Ele ofereceu o papel do Conde Próspero ao advogado Alfredo Jelardi, que conheceu em um tribunal em Nápoles. Apesar de se identificar com o personagem Jelardi recusou a proposta, e sugeriu que De Sica interpretasse o papel, inspirado nele.
Classificação: 16 anos

TOQUINHO: ENCONTROS E UM VIOLÃO
Direção:
Erica Bernardini
Elenco: Toquinho, Ornella Vanoni, Pedro Bial, Ivan Lins, Roberto Rivellino, Jane Duboc,.
País: Brasil / Itália Ano: 2024
Duração: 90 minutos
Gênero: Documentário
Sinopse: Resistindo ao tempo e passando de geração em geração, as canções ocupam um lugar importante no coração das crianças e adultos no Brasil e no mundo. Depoimentos de amigos e parceiros para celebrar os 56 anos de carreira de Antonio Pecci, conhecido artisticamente como “Toquinho”. Com raras imagens de arquivos de shows, entrevistas, vídeos na Itália e depoimentos de amigos, o documentário revive momentos marcantes da carreira de Toquinho. As canções de Toquinho transitam por diferentes décadas e sua trajetória musical é um registro da história da música popular brasileira com reconhecimento nacional e internacional.

ADEUS, GAROTO (Ciao, Bambino)
Direção:
Edgardo Pistone
Elenco: Marco Adamo, Anastasia Kaletchuk
País: Itália / Ano: 2024
Duração: 109 minutos
Gênero: Drama
Sinopse: No final do verão de seus dezenove anos, Attilio, um jovem que vive em um bairro popular de Nápoles, recebe a missão de proteger uma jovem prostituta do Leste Europeu. Sem poder admitir abertamente, Attilio acaba se apaixonando por ela. No entanto, quando seu pai é libertado da prisão e precisa saldar uma dívida considerável, Attilio se vê diante de uma escolha difícil: o amor pela garota ou a lealdade ao pai. Sua liberdade e sua vida, até então estáveis, estão em jogo.
Classificação: 16 anos

EU, CAPITÃO (Io,Capitano)
Direção:
Matteo Garrone
Elenco: Seydou Sarr, Moustapha Fall, Issaka Sawadogo
País: Itália / Bélgica
Ano: 2023
Duração: 121 minutos
Gênero: Drama
Sinopse: O filme conta a jornada de aventura de dois jovens, Seydou e Moussa, que saem de Dakar para chegar à Europa. Uma Odisseia contemporânea através dos perigos do deserto, dos horrores dos centros de detenção na Líbia e dos perigos do mar.
Prêmios e Festivais: Foi, sem dúvida, o filme italiano mais importante de 2023; Leão de Prata do Festival de Veneza 2023; Nomeação ao OSCAR 2024 Melhor Filme Estrangeiro; Nomeação ao Golden Globe 2024 Melhor Filme Estrangeiro; David de Donatello 2024: 7 Prêmios, entre eles Melhor Filme e Melhor Diretor; Nastri d’Argento 2024: 6 Prêmios, entre eles Melhor Filme e Melhor Diretor; The Golden Globe Awards 2024: indicações para melhor filme em idioma diferente do inglês; EFA – European Film Awards 2023: Nomeações para Filme Europeu; O filme já participou em mais de 30 festivais em todo mundo.
Classificação: 16 anos