Como parte da gravadora MPHIL, distribuída no Brasil pela Warner Music Brasil, a Filarmônica de Munique continua a abrir os vastos arquivos, dando aos ouvintes a oportunidade de desfrutar de uma das mais ricas coleções de gravações de artistas lendários. Nesta sexta-feira, dia 02 de agosto, os amantes da música clássica têm mais uma surpresa. Ficou disponível, em todas as plataformas digitais, duas obras: Concertos para piano nº 20 e 26 de Mozart, que permitem com que os ouvintes revivam uma notável noite de concerto com Friedrich Gulda como maestro e solista, de uma só vez.
Durante os anos em Viena, Mozart escreveu uma série de concertos para piano em que o solista se defronta, pela primeira vez, com uma parte orquestral de aspirações sinfônicas. O famoso Concerto em Dó Menor revela um efeito particularmente impressionante, com a paixão e drama sombrios separados do resto da série. O popular Concerto “Coroação” é mais voltado para o brilho da escrita no teclado e impressiona, ao contrário, pela radiância e charme. Estas duas obras contrárias são ao mesmo tempo bastante complementares, no sentido em que retratam o espectro da arte de Mozart: drama e paixão, glamour e graça.
Friedrich Gulda tinha uma conexão muito especial com a cidade de Munique. Começando aproximadamente em 1965, Munique e seu público tornaram-se uma segunda casa para o pianista austríaco, com inúmeras apresentações a cada temporada no Herkulessaal, no Gasteig e no clube de jazz Domicile. Em 1981, ele co-fundou o “Münchner Klaviersommer” (Munique Piano Verão), um festival crossover com o qual permaneceu associado por muitos anos. Foi durante este festival que a gravação lançada no selo MPHIL foi feita em 1986.
Confira a tracklist completa:
W.A. Mozart: Konzert für Klavier und Orchester d-Moll, KV 466
01 I Allegro
02 II Romance
03 III Rondo. Allegro assai.
W.A. Mozart: Konzert für Klavier und Orchester D-Dur, KV 537
04 I Allegro
05 II Larghetto
06 III Allegretto