Lançado em 2017, o Compromisso com o Clima abre edital para estimular ações de mitigação às mudanças climáticas e possibilitar conexões com novos parceiros. Este ano, serão priorizados projetos de Agricultura, Floresta e Uso do Solo
Está aberto o edital do Programa Compromisso com o Clima para seleção de projetos de neutralização de gases de efeito estufa. Projetos de diversas áreas podem ser inscrever no edital – como iniciativas com foco em energia, manejo de resíduos e substituição de combustíveis fósseis. Nesta edição, no entanto, serão priorizadas ações focadas em agricultura, floresta e uso do solo, incluindo iniciativas de Redução das Emissões do Desmatamento e da Degradação Florestal (REDD+), tanto para a Amazônia quanto para outros biomas brasileiros. As inscrições para o Edital podem ser feitas pelo site https://compromisso.ekos.social/
Atualmente, a Plataforma já está vinculada a quinze projetos localizados nas cinco regiões brasileiras. Por meio deles, já foram gerados mais de 750 mil créditos de carbono (equivalentes a 750 mil toneladas de CO2), gerando impactos sociais e ambientais positivos.
Um dos diferenciais do Programa Compromisso com o Clima é o seu modelo colaborativo de gestão. As organizações apoiadoras participam das tomadas de decisões e das definições sobre como os projetos devem ser avaliados. Todas as organizações têm amplo acesso aos dados dos projetos (como impactos e riscos), além de compartilhar informações e boas práticas por meio da Plataforma Ekos Social.
Lançado em 2017, o Programa Compromisso com o Clima é uma iniciativa lançada por Itaú e Natura, com o apoio do Instituto Ekos Brasil. O intuito foi unir forças para compensar suas emissões inevitáveis de processos produtivos de maneira conjunta ao selecionar projetos que reduzem emissões e geram benefícios sociais e ambientais ao mesmo tempo. Ao longo dos anos, outras empresas se juntaram à plataforma como B3, MRV e Lojas Renner. Em 2021, a Localiza também passa a integrar o Compromisso com o Clima.
Programa Natura Carbono Neutro
Iniciado em 2007, O Programa Natura Carbono Neutro mantém três principais eixos de atuação, com mapeamento das emissões em toda a cadeia de valor, busca constante de redução das emissões e neutralização das emissões que não foram evitadas. A Natura adota um escopo ampliado, que considera não apenas o próprio processo produtivo, mas também a cadeia de valor – desde a extração da matéria-prima e o transporte, até a fabricação de materiais de embalagens por terceiros e a destinação final dos produtos após o uso. Para as emissões que ainda não foram evitadas, a companhia apoia 38 projetos que geram créditos de carbono para, assim, neutralizar os impactos ambientais. Em 2019, o Programa foi reconhecido pelo Global Climate Action Award, premiação mais importante do mundo sobre o tema concedida pela Organização das Nações Unidas.
Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com mais de 1.8 milhão de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as marcas Avon, Natura, The Body Shop e Aesop. A Natura foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação de empresa B no mundo, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes. Com operações na Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Peru e Malásia, os produtos da marca Natura podem ser adquiridos com as Consultoras, por meio do e-commerce, app Natura, nas lojas próprias ou nas franquias “Aqui tem Natura”. Para mais informações, visite www.natura.com.br ou acesse os perfis da empresa nas redes sociais: LinkedIn, Facebook e Instagram.