Com o uso demasiado de equipamentos eletrônicos, uma série de problemas visuais estão se desenvolvendo, como a Síndrome de Visão de Computador (CVS). De acordo com o oftalmologista Ermano Melo, do Oftalmax, os principais sintomas são: “olhos irritados e/ou vermelhos, coceira, olhos secos, lacrimejamento, sensibilidade à luz, pálpebras pesadas, dificuldade para manter o foco e até fadiga”.
Qualquer pessoa que utiliza frequentemente computadores, celulares e tablets, por exemplo, pode desenvolver CVS. Diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os índices de exposição a esses equipamentos aumentam pelo fato de que os indivíduos estão passando mais tempo dentro de suas casas utilizando as redes sociais, trabalhando e assistindo filmes e séries, por exemplo.
Há também alguns problemas que podem ajudar a desencadear a síndrome, como miopia, hipermetropia, presbiopia, má iluminação do ambiente e o uso desses equipamentos por muito tempo sem descanso. O oftalmologista indica alguma medidas de proteção que podem ser aplicadas para evitar o desenvolvimento da CVS. “Manter distância adequada entre o indivíduo e o equipamento (no caso de computadores, uma média de 50 cm); deixar o ambiente bem iluminado, ventilado e com temperatura adequada; sempre limpar a tela dos aparelhos; tirar intervalos e deixar os eletrônicos de lado, entre outros cuidados”, destaca.
É importante marcar consultas periódicas com seu oftalmologista e verificar o andamento da sua saúde ocular. E, se você utiliza lentes de contato, o cuidado deve ser redobrado. É preciso lubrificar sempre, principalmente diante de ambientes com muita ventilação e uso de ar condicionado.