Segundo mês do ano e já está difícil manter a fidelidade das promessas feitas no réveillon para adquirir hábitos alimentares mais balanceados? Tenha calma! Ainda há esperança.
A nutricionista do Comitê Umami, Graciela Vargas, explica que para criar hábitos alimentares mais equilibrados, é essencial persistir nas escolhas. “Há diversos caminhos para você ter uma dieta mais balanceada e saudável. O mais importante é reconhecer quais opções te ajudarão a alcançar o objetivo desejado”, destaca Graciela
Pensando em ajudar nesse processo, a nutricionista separou algumas dicas que podem impactar positivamente na saúde. Confira as recomendações da especialista:
Reduza a quantidade de porções em cada refeição
Diminuir a quantidade de porções nas refeições é uma excelente estratégia para controlar a saciedade e, assim, adotar uma nova rotina alimentar que não exija mudanças tão radicais no início.
Fracione mais as refeições
A recomendação de fracionar as refeições ao longo do dia é uma grande aliada na diminuição das porções, seja nas refeições principais do dia, ou nos lanches intermediários. Além de acelerar o metabolismo, essa prática reduz as chances de ocorrerem os famosos “ataques à comida” em decorrência de jejum prolongado.
Faça um diário alimentar
Para acompanhar a nova rotina, que tal contar com o auxílio de um aplicativo ou até mesmo de um diário alimentar durante o processo? Fazer o uso deste recurso pode auxiliar contra uma possível autossabotagem que, muitas vezes, surge no meio do percurso. Além disso, pode auxiliar a visualizar melhor o progresso da sua mudança e ser incentivo para perseverar no objetivo.
Consuma alimentos umami!
O umami é o quinto gosto básico do nosso paladar e inseri-lo no preparo das refeições traz diversos benefícios à saúde, como o aumento da salivação, ajuda na digestão e promove a saciedade. Os alimentos que conferem o gosto umami são ricos em glutamato livre, um aminoácido que está presente naturalmente em queijos, tomates, cogumelos, carnes, legumes, entre outros. Além disso, é possível consumir o umami na versão industrializada, o glutamato monossódico, produzido por meio da fermentação da cana-de-açúcar aqui no Brasil. É uma maneira de auxiliar na redução do teor de sódio das refeições porque possui menos sódio em sua composição quando comparado ao sal de cozinha.
UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse o site www.portalumami.com.br.