Além da consciência social e ambiental, aproveitar melhor os alimentos também é uma forma de economizar, evitando a compra de novos itens

Pesquisa da FGV Social diz que a insegurança alimentar atingiu 77 milhões de pessoas no país; e o Inquérito da Rede Penssan mostrou que 33 milhões encontravam-se com insegurança alimentar grave. A estimativa da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) é que o mundo jogue no lixo cerca de 931 milhões de toneladas de alimentos por ano. O número equivale a 17% de toda a produção mundial de alimentos.

A maior parte do desperdício de alimentos – o equivalente a 61% – vem das famílias. O desperdício ocorre quando os alimentos, mesmo que ainda aptos para o consumo, são jogados fora por estarem com uma aparência desagradável, por serem considerados feios, deformados ou fora do padrão. Contudo, estas ações, principalmente em meio a altas dos preços, podem ser evitadas desde que implementada algumas medidas. “Evitar o desperdício de alimentos não é só uma atitude de consciência social e ambiental. Aproveitar melhor os alimentos também é uma forma de economizar, evitando a compra de novos itens. E quando se fala de aproveitamento, estamos falando das cascas, talos, folhas de frutas, verduras e legumes, além de ainda existir diversos ganhos para a saúde, com aumento de nutrientes, vitaminas e minerais”, explica Thais Dias, docente do Centro Universitário dos Guararapes (UNIFG) e nutricionista especialista Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar.

Além disso, a especialista ressalta a importância de fazer um planejamento. “Comprar somente o necessário, se planejando para cada refeição, armazenar os alimentos de forma adequada garantido a segurança e vida útil do alimento, organizar os alimentos por data de validade, preparar a quantidade de comida de acordo com o que será consumido e colocar no prato apenas a porção da qual será possível comer durante as refeições, são outras formas que podem ajudar a evitar o desperdício em casa. É preciso criar uma consciência coletiva”.

Já entre as ações do poder público que podem minimizar o quadro de perdas e desperdícios dos alimentos e incentivar o consumo consciente da população, estão a realização de pesquisas que auxiliem na determinação das causas e possíveis soluções das perdas e dos desperdícios de alimentos no Brasil, o fomento à inovação tecnológica e às tecnologias sociais direcionadas à redução das perdas de alimentos, o apoio a campanhas educativas, ações de comunicação e divulgação de boas práticas junto à população.

Não sabe como aproveitar os alimentos? Aprenda a usar os ingredientes que você tem em casa com estas receitas. Confira:

Suco de casca de abacaxi com capim cidreira

Ingredientes: 

  • Cascas de um abacaxi, bem lavadas
  • xícara (chá) de capim cidreira
  • 1 litro de água
  • Açúcar a gosto (opcional)

Modo de preparo:

  1. Bata no liquidificador as cascas de abacaxi, o capim cidreira e a água
  2. Coe e adoce a gosto
  3. Você ainda pode usar o bagaço para fazer uma geléia

Bolinho de vegetais

Ingredientes: 

  • 3 xícaras (chá) de casca de chuchu, cenoura, berinjela
  • ½ xícara (chá) de talos de agrião e salsa
  • ½ xícara (chá) cebola ralada
  • 1 dente de alho
  • 2 colheres (sopa) de óleo para refogar
  • 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • ½ xícara (chá) de leite
  • ½ xícara (chá) de água
  • 1 xícara (chá) de arroz cozido
  • ½ xícara (chá) de farinha de rosca
  • 1 xícara(chá) de óleo para fritar

Modo de preparo

  1. Lave bem as cascas dos legumes e talos das hortaliças. Pique-os e reserve
  2. Refogue a cebola e o alho no óleo
  3. Junte as cascas e os talos e, se necessário, ½ xícara de chá de água.
  4. Refogue até ficarem macios.
  5. À parte, dissolva a farinha de trigo no leite e na água e junte ao refogado.
  6. Cozinhe, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela.
  7. Desligue o fogo e misture o arroz cozido
  8. Faça bolinhos, passe-os na farinha de rosca e frite

Adubo orgânico

Uma ótima forma de fazer o reaproveitamento de cascas de frutas e de verduras é triturando-as para a adubagem. Os nutrientes das cascas de batata, por exemplo, são ótimos para o desenvolvimento de folhagens. As cascas de banana são ricas em potássio e fósforo, elementos importantes para a saúde das plantas. Ainda, cascas de cenoura, abóbora e manga também são ótimas para essa finalidade. Só não é recomendado utilizar as cascas de frutas cítricas para esta função (como abacaxi, laranja e limão).