A tradicional marca Georges Aubert dá dicas para harmonizar a bebida com o cardápio da ceia
Refrescante e com sabor sofisticado, o espumante faz parte da tradição das ceias de Natal e da virada do ano mais elegantes. Mas para apreciar melhor a bebida é preciso ficar atento ao tipo que melhor combina com cada prato do cardápio e servir na temperatura certa.
Para acertar na escolha, Romildo Della Costa, enólogo da CRS Brands, detentora da premiadíssima marca de espumantes Georges Aubert, selecionou algumas dicas:
Nature – É o mais seco dos espumantes, mantendo o mínimo de açúcar residual de 0 a 1g/litro). O Georges Aubert Nature é produzido com uvas Chardonnay e Pinot Noir com método tradicional, em que a segunda fermentação que forma as bolhas acontece na própria garrafa. A bebida tem sabor fresco e ao mesmo tempo encorpado, com aroma intenso e complexo, e retrogosto que combina notas de maçã verde, amêndoas, pêssego, nozes, florais e pimenta branca. Temperatura sugerida de serviço: 6ºC a 8ºC.
Brut Tradicional – Também produzido pelo método tradicional francês, o espumante brut é seco, de acidez elevado, porém com pouco açúcar (24g/litro). Produzido com uvas Chardonnay e Pinot Noir, o Georges Aubert Brut Tradicional se caracteriza pelo aroma intenso e frutado, com notas minerais. Uma boa companhia para pratos mais sofisticados e também os mais condimentados.
Brut Charmat – Espumante seco se caracteriza pelo sabor marcante com frescor cítrico. No caso do Georges Aubert Brut, pode se sentir o aroma suave de flores brancas com tons picantes, além de notas que lembram doces e frutas secas. Harmoniza perfeitamente com pratos com camarão, lagosta e vieiras grelhados, peixes crus (como sushis e sashimis), além de carnes e aves. A temperatura ideal para servi-lo é 6ºC.
Brut Rosé – Espumante seco de coloração rosada se caracteriza pela leveza e elegância no sabor. O Georges Aubert Brut Rosé se destaca pelo aroma com predomínio inicial de frutas vermelhas frescas, como amora, morangos silvestres, cerejas e framboesa, evoluindo no segundo momento para notas de frutas secas. A bebida combina bem com aves e pratos à base de carnes vermelhas, como carpaccio e cordeiro com figos, saladas e aperitivos com caviar, ostras frescas e frutos do mar. Sirva a temperatura de 5ºC e 7ºC.
Prosecco – Este tipo de espumante possui maciez e sabor fresco, equilibrado com acidez marcante. Produzido 100% com uvas do mesmo nome, Georges Aubert Prosecco harmoniza muito bem com carnes de porco, camarão, frutos do mar e até curry e temperos picantes. Sirva a temperatura de 6ºC a 8ºC.
Demi Sec – É um espumante mais doce e versátil. Sua leve acidez combina perfeitamente com o sabor de sobremesas, doces e frutas. O Demi Sec da marca Georges Aubert tem notas frutadas das uvas, combinadas com notas de pêssego e flores brancas. Também vai bem com grelhados leves e peixes. Sirva a temperatura de 6°C.
Moscatel – Elaborado com uvas moscatéis pelo processo Asti, método este originário do norte da Itália em que a fermentação acontece em uma única etapa em tanque de aço. O espumante moscatel da Georges Aubert tem sabor marcante da fruta, notas de bergamota, larajeira, abacaxi, pêssego e ervas aromáticas. é perfeito para acompanhar frutas frescas e sobremesas. Temperatura ideal de resfriamento 4ºC a 6ºC.
Moscatel Rosé – Espumante fino, de cor rosé cereja, chama atenção pelo seu sabor leve e refrescante. O Georges Aubert Moscatel Rosé apresenta aroma intenso de frutas vermelhas mesclando com notas florais. Devido ao seu sabor mais adocicado combina muito bem com canapés e sobremesas, como bolo, sorvete e frutas em calda. Sirva bem gelado a temperatura de 4°C.
Outras dicas
Para o espumante mostrar todo o seu potencial, o mesmo deve ser armazenado em ambiente fresco, com controle de temperatura, livre de trepidações e sem contato com a luz.
Quem quiser variar pode servir o espumante com pedaços de frutas frescas, como morango, cereja, maçã e pêssego. Acompanhe as novidades do universo de Georges Aubert nas redes sociais @espumantesgeorgesaubert .