Foto: Rodrigo Ruiz
Cristian Mohr compete na Porsche Cup, maior categoria monomarca da América Latina. Treinos possuem foco em fortalecimento muscular, melhora de reflexo, condicionamento cardiovascular e resistência aeróbica
Quando se fala em atleta, é comum que o que venha à mente das pessoas sejam modalidades como corrida, futebol e ginástica. No entanto, o que muitos não sabem é que os atletas do automobilismo também precisam ter um preparo físico acima da média para competir. Ver um piloto sentado dentro de um carro pode dar a falsa impressão de que não há esforço físico envolvido, mas a realidade é bem diferente.
“O automobilismo requer muito preparo físico, principalmente por conta do calor dentro do carro. Na Porsche Cup, a temperatura pode passar dos 55 ºC. Então há muito desgaste físico. Em uma prova de 30 minutos chegamos a gastar cerca de 1.300 calorias”, conta Cristian Mohr, piloto da Sprint Challenge da Porsche Cup, maior categoria monomarca da América Latina.
Mohr segue uma rotina regrada de treinos para se manter competitivo. Essa disciplina foi o que contribuiu para que o atleta e empresário conquistasse alguns marcos no automobilismo: ele ficou em terceiro lugar na Porsche Sprint Challenge de 2023, já foi campeão brasileiro pela Mercedes e recebeu o prêmio Capacete de Ouro. Em junho, estreou na Europa para participar da 4ª etapa da Sprint Challenge da Porsche Cup, na pista em que Ayrton Senna ganhou a primeira corrida na Fórmula 1.
Rafael Mafra, preparador físico de Mohr, destaca que os treinos do piloto possuem foco em fortalecimento muscular, melhora de reflexo, condicionamento cardiovascular e resistência aeróbica.
“O Cristian faz treinos de fortalecimento muscular, buscando ganho na potência muscular, além de treinos de squash com o objetivo de melhorar o reflexo e condicionamento cardiovascular e consequentemente a resistência aeróbica”, detalha. Mafra conta que os treinos de musculação acontecem três vezes por semana, e os de squash entre uma e duas vezes.
O squash é um esporte comumente praticado por pilotos para melhorar o reflexo. Na Porsche Cup, as provas costumam acontecer na casa dos 230 km/h, e os pilotos precisam pensar e agir rápido durante as competições. O squash se baseia no tênis, e é praticado em uma quadra fechada por paredes, onde o objetivo do atleta é rebater a bola com o uso de uma raquete.
“O exercício físico é algo que preciso encaixar na agenda. Como a maioria dos pilotos da Porsche, também sou empresário e a Max Mohr exige dedicação diária. Então é preciso conciliar todas essas atividades, encaixando o exercício físico ao meio-dia, à noite ou de manhã, a depender do dia. O importante é manter a frequência”, finaliza o piloto.