Iguaria, que é patrimônio imaterial de Pernambuco, tem mais de mil quilos e faz parte do circuito desde 2014
 
Com receita genuinamente pernambucana, reconhecida como patrimônio cultural e imaterial do Estado, foi inspirada num quitute português, mas logo ganhou características regionais. A iguaria com camadas de massa fininha enroladas uma por cima da outra, intercaladas com doce de goiaba e polvilhada de açúcar foi batizada de “Bolo de Rolo” e logo caiu no gosto popular.

Aldemari Carvalho, carinhosamente conhecida como dona Alda, boleira de mão cheia, mantém até hoje a tradição. Tanto é que desde 2014 faz uma versão agigantada da sobremesa em Caruaru durante os festejos juninos. A festa do bolo de rolo gigante é realizada na Rua Barão de Caruaru, no Bairro do Salgado, e faz parte do Circuito de Comidas Gigantes da cidade, que tem patrocínio cultural da Primor.

Tudo começou quando Thaís Carvalho, filha da dona Alda, incentivou a mãe a participar do evento. A boleira já fazia a receita para vender, mas ficou na dúvida se comprava ou não a ideia. “Eu pensei se daria certo uma versão gigante, porque é muito bolo”, lembra ela.

A ideia deu tão certo, que junto com o irmão, Adalberto Fausto, Alda conseguiu patrocinadores e realizou a primeira edição com um bolo pesando 88 kg. Na edição deste ano, o bolo teve mais de 20 m e 1.200 kg, que são distribuídos para quem passa pelo local.

“Fazemos com muito amor e quem me ajuda durante toda a preparação é Nosso Senhor. É sempre um prazer todo ano receber todo mundo para comer do nosso bolo”, disse satisfeita Alda Carvalho, que compartilhou a receita da sobremesa. Confira abaixo.

Bolo de Rolo

Ingredientes

Massa:
200g de manteiga
200g de açúcar
6 gemas
200 g de farinha de trigo
6 claras em neve

Recheio:
500g de goiabada
1/2 xícara de água
Açúcar para polvilhar

Modo de preparo:
Bata na batedeira a manteiga e o açúcar até formar um creme homogêneo. Em seguida, acrescente as gemas e continue batendo até ficar bem cremoso. Em seguida, acrescente à massa a farinha e por último as claras em neve. Coloque 05 a 06 colheres de massa para assar individualmente em uma fôrma retangular untada e enfarinhada. É importante que as camadas do bolo fique bem finas. Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente cinco minutos. A receita dá para aproximadamente 5 bolos. Após assar os bolos, vire-os sobre um pano úmido polvilhado com açúcar. Reserve. Para o recheio, é só levar a goiabada fatiada junto com a água ao fogo até ela amolecer, formando uma geleia mais líquida. Para a montagem, é só passar uma camada fina de goiabada em cada bolo, e ir enrolando em um bolo só com o auxílio do pano. Para finalizar, polvilhe com açúcar.

O evento do Comidas Gigantes, que tem patrocínio cultural da margarina Primor, continua durante todo o mês de junho.