Concurso gastronômico aqueceu o setor, ampliou visibilidade de pequenos empreendimentos e atraiu milhares de consumidores em busca dos melhores petiscos

A 10ª edição do concurso gastronômico Comida di Buteco movimentou bares e restaurantes na Região Metropolitana do Recife, gerando impactos diretos na economia local. Encerrado no último domingo (4), o evento atraiu cerca de 50 mil pessoas e registrou aumento de até 30% no faturamento dos estabelecimentos participantes, localizados no Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.

Segundo os organizadores, a movimentação financeira também se refletiu nos dias tradicionalmente menos aquecidos da semana, como segundas e terças-feiras. “Nesses dias, o consumo chegou a se igualar ao de uma véspera de fim de semana. Isso representou um salto significativo para quem vive de gastronomia e precisa manter o fluxo constante de clientes”, destacou Júlia Presser, coordenadora do concurso na capital pernambucana.

Além da movimentação nos salões, o evento teve efeito multiplicador sobre toda a cadeia produtiva. Pequenos fornecedores, cozinhas regionais, distribuidores de bebida e serviços de logística também sentiram os efeitos do crescimento da demanda. “Foi muito importante frisar a longevidade com que as marcas acompanharam o Comida di Buteco. Isso confirmou a responsabilidade e a seriedade que o projeto leva aos quatro cantos do Brasil, sempre com foco no desenvolvimento dos pequenos negócios”, ressaltou Júlia.

Neste ano, 46 bares participaram da disputa pelo título de “melhor buteco da RMR”, com pratos inéditos, oferecidos ao preço fixo de R$ 35. A escolha foi feita com base em quatro critérios: sabor do petisco (70%), atendimento (10%), higiene (10%) e temperatura da bebida (10%). O resultado leva em conta os votos do público (50%) e dos jurados (50%).

O concurso também foi visto como uma vitrine importante para os empreendedores locais. Muitos dos participantes relataram um salto no faturamento que chegou a cinco vezes mais do que o habitual. Foi o caso do bar Esquina do Malte, vencedor da edição estadual de 2024, localizado no bairro de Areias, no Recife. Com a vitória, o estabelecimento ganhou visibilidade nacional e passou a atrair clientes de diferentes regiões do estado.

Após o encerramento da etapa local, com resultado a ser anunciado no dia 20 de maio, o campeão segue para a fase nacional, quando uma nova comissão de jurados visita os vencedores estaduais para eleger o melhor boteco do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *