Importadora planeja alcançar meio de milhão de garrafas em 2020
Trazidos de diversas regiões de Portugal, seja de uma herdade ou grande propriedade vinícola no Alentejo, seja de uma quinta familiar no Douro ou no Dão, mais de 200 mil garrafas de vinhos portugueses, muitos deles ainda desconhecidos, cruzaram o Oceano Atlântico nos últimos meses diretamente para as mesas brasileiras, consolidando uma nova rota de produtos importados pela Wine Concept Brasil, com o objetivo de quebrar a monotonia do mercado nacional de vinhos.
A empresa é o braço da distribuidora portuguesa Wine Concept e completou um ano no Brasil com a estratégia de alcançar ainda em 2020: meio milhão de rótulos comercializados.
Com o crescimento acelerado na venda on-line de vinhos, a distribuidora comemora 1 ano de operação trazendo ao Brasil 14 novos rótulos. “Nós somos descobridores de vinhos portugueses surpreendentes, desde aqueles que apresentam melhor relação entre preço e qualidade, à safras especiais de vinhos de altíssimo padrão ou mesmo raros”, diz Tavinho Vieira da Silva, sócio da Wine Concept Brasil.
As novas garrafas saem de regiões como Bairrada, Alenquer e Colares/Sintra e refletem um dos compromissos da distribuidora: reunir vinhos surpreendentes, cuidadosamente selecionados, e com um ótimo custo-benefício. Rótulos de vinícolas tradicionais de Portugal, como Quinta do Pinto, Casa de Sabicos, Casa Américo, Casa de Saima e Infinitude, dentre outros, estão também entre os que desembarcaram no Brasil por meio do Porto de Suape, na região metropolitana do Recife.
O catálogo da Wine Concept Brasil passa agora a contar com 50 rótulos, de 12 produtores, localizados nas principais regiões vinícolas de Portugal – onde o consumo per capita, conforme o Instituto da Vinha e do Vinho (IVV), chegou a 62,1 litros por habitante em 2019. No Brasil, este índice alcança apenas 2 litros por habitante ao ano, o que significa um amplo espaço ainda para crescimento.
“Montamos uma operação em que é possível entregar nossos vinhos em qualquer lugar do Brasil, com agilidade. E em algumas áreas, como Recife, Olinda e Jaboatão, sem qualquer custo de frete”, acrescenta Tavinho. As cidades de João Pessoa, Rio de Janeiro, Maceió, Fortaleza e o Distrito Federal já contam também com parceiros de venda dos rótulos da Wine Concept Brasil, que está ampliando a área de atuação e planeja, até final do ano, estar com parceiros em 15 estados do país.
SELEÇÃO – Para selecionar os vinhos, afirma Nuno Sousa, sócio da empresa em Portugal e no Brasil, a distribuidora mantém um time permanente de sommeliers fazendo a curadoria dos rótulos a serem distribuídos.